dosvox lab proinfo

1712 palavras 7 páginas
Implementação do DosVox no Linux Educacional 3.0 nos laboratórios do Proinfo.

Henderson Tavares de Souza¹, Luiz César Martini²
¹Professor de Informática Educacional da Prefeitura Municipal de Várzea Paulista
²Professor Doutor da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação – FEEC
Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP
Av. Albert Einstein - 400 – CEP: 13083-852
Cidade Universitária "Zeferino Vaz" – Campinas, SP – Brasil. henderson.tavares@gmail.com¹, martini@decom.fee.unicamp.br²

Resumo: A necessidade de ampliar o acesso ao sistema DosVox estendendo sua implementação nos laboratórios das escolas públicas contempladas pelo PROINFO, mostraremos todos os procedimentos que implementamos e fizeram o sistema inicialmente concebido para o sistema operacional Windows, rodar no Linux educacional 3.0 instalado nas escolas públicas de todo o Brasil.
Palavras-chaves: DosVox, Linux Educacional, PROINFO.

Abstract: The need to expand access to the system DOSVOX extending its implementation in the laboratories of schools covered by PROINFO, we are going to show all the procedures that we’d implemented and made the system initially designed for the Windows operating system runs in the Linux Educacional 3.0 installed in public schools around Brazil.
Keywords: DosVox, Linux Educacional, PROINFO.

1. Introdução
A necessidade de atender uma criança com baixa visão, em uma escola pública de Várzea Paulista, estado de São Paulo, contemplada com o laboratório de informática do PROINFO, motivou essa pesquisa para possibilitar o uso do DosVox no Linux Educacional 3.0.
A falta de um sistema capaz de atender as necessidades fundamentais com eficiência de uma criança com baixa visão no uso do computador, no laboratório de informática, fez com que buscássemos novas soluções para criarmos a possibilidade de iniciar um processo de ensino com mediação do DosVox.
A primeira dificuldade encontrada foi a compatibilidade do sistema operacional, visto que, a disponibilidade no laboratório

Relacionados

  • Banco de dados
    14988 palavras | 60 páginas
  • A historia dos sistemas e o crescimento global
    19336 palavras | 78 páginas