A historia dos sistemas e o crescimento global

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 78 (19336 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A HISTORIA DOS SISTEMAS E O CRESCIMENTO GLOBAL



INTRODUÇÃO
Existe uma rede inextricável conectando e todo o sistema, seja no nível psíqui-co, econômico, informático, social, genético/biológico ou ecológico. E o livro aborda que nada pode ser visto de maneira isolada, pois o princípio de sistemas se faz pre-sente nos mais diversos aspectos da vida, desde a computação, sistemas decelula-res, economia global, sistema social, mercado, ecologia, sistemas de cognição e engenharia genética.
O Capitalismo Globalizado, que vem se estabelecendo através do “dinheiro ele-trônico”, já se encontra em rota de colisão com a limitação de recursos do planeta e com as emergentes Comunidades Sustentáveis. Em meio a este cenário, encontra-se o dilema da “exclusão social”, preterida ao segundoplano pelos interesses capi-talistas, nos diversos níveis científicos, econômicos, etc. que visam em princípio o lucro exacerbado. Além deste, também a ética na Biotecnologia, a responsabilidade social, o respeito às culturas, alfabetização tecnológica, fontes alternativas de ener-gia, são temas abordados no intuito de se delinear um amplo projeto de reestrutura-ção e organização da rede social.AS HISTORIAS DOS SISTEMAS E O CRESCIMENTO GLOBAL
“Desde quando o mundo do desenvolvimento de programas para computador se preocupou com o que as pessoas querem? É tudo uma questão de evolução. O dia está se aproximando rapidamente, quando todos se curvarão para a mão de silício, e todos vocês suplicarão por piedade a seus deuses binários."
Bill Gates

1.1SISTEMAS COMPUTACIONAIS
Atualmente, os sistemas operacionais (SO) estão cada vez mais fáceis de usar, possuindo interfaces muito simples e bonitas. Contudo, todas estas funcionalidades não surgiram do nada, foram evoluindo com o tempo. Por exemplo, a bela interface gráfica do Windows Seven é resultado de mais de 20 anos de desenvolvimento, desde as primeiras versões deste SO.
Sistema operacionalnão é a maquina. Atualmente, ainda são comuns alguns equí-vocos em relação ao sistema operacional.
Basicamente, o computador é composto por duas grandes categorias: hardware e software. A primeira delas se refere à parte física da máquina, ou seja, o que pode ser tocado fisicamente. Já a segunda abrange a parte lógica responsável por reali-zar tarefas, utilizando-se do hardware para arealização de suas tarefas.
Por isso, sistemas operacionais como o Windows, Linux ou o MAC OS, são apenas softwares que gerenciam toda a atividade do hardware, mas não o computador em si. Consequentemente, em um PC que contenha um dos SOs citados acima, quase sempre é possível instalar outro.

SISTEMAS OPERACIONAIS PRIMITIVOS

Primeiramente, quanto tratamos sobre a gênese do sistema operacionais,abordan-do a forma como eram desenvolvidos nas décadas de cinquenta, sessenta e seten-ta.
As máquinas não usavam SO. A primeira geração da computação moderna (1945-1955) não trabalhava com o conceito de sistema operacional propriamente dito, visto que as operações eram configuradas através de hardware. Por exemplo, chaves, quilômetros de fios e luzes de aviso. Nesse período, era muito comum que amesma pessoa projetasse, programasse e utilizasse os computadores. A principal implica-ção desta abordagem é o fato de que era muito difícil criar rotinas programáveis, exigindo trabalho intenso dos operadores de máquinas.

PROGRAMAÇÃO EM BATCH
O conceito de sistema operacional apareceu durante a segunda geração da compu-tação moderna (1955 - 1965), através da programação em Batch. Assim, várioscomandos já poderiam ser executados em sequência através de cartões perfurados, eliminando parte do trabalho do operador de terminal. Normalmente, um programa era composto por um conjunto de cartões inseridos pelo usuário do sistema, na or-dem correta.

SISTEMAS ESPECÍFICOS
Em meados da década de 60, os primeiros sistemas operacionais foram desenvol-vidos conforme a evolução da tecnologia...
tracking img