Dossi MAI jul2015

1581 palavras 7 páginas
FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ
ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ
Curso de Pedagogia

MÓDULO:
METODOLOGIA DOS ANOS INICIAIS – 60h

UNIDADE 1

OS PROCEDIMENTOS DE METODOLOGIA DE ENSINO

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Explique o que é método de ensino e cite dois métodos que constam no módulo, argumentando como você os utilizaria em sala de aula.
R: Método de Ensino significa o caminho, uma ação planejada, ou processo para atingir um determinado fim. O Método não diz respeito aos vários saberes, mas sim ao modo que realiza a sua transmissão. Podemos definir um método pedagógico como uma forma específica de organização dos conhecimentos, objetivos, características e os recursos disponíveis para alcançar os objetivos gerais do trabalho docente, em relação a um conteúdo específicos do ensino.

2. O que é um método ativo?
R: O método ativo é aquele que os alunos devem reconstruir, reinventar os conteúdos ensinados em sala de aula e não apenas decorar os conceitos.
Assim, os alunos reinventando e reconstruindo aquilo que o professor ensina em sala de aula, aprende mais, porque não é decorado é construído por eles.

3. Escreva o que você entendeu sobre aprendizagem significativa (principais conceitos). Explique por que a aprendizagem significativa é importante para a aprendizagem do aluno.
R: É o conceito central da teoria da aprendizagem. Os novos conceitos que se adquirem, se relacionam com o conhecimento prévio que o aluno possui.
Ela é importante porque a partir do conceito que o aluno tem , o conhecimento pode ser construído de modo a ligá-lo com novos conceitos, facilitando a compreensão das novas informações, o que dá o significado real do conhecimento adquirido.

4. Diferencie conhecimentos prévios e problematização.
R: Conhecimentos prévios realizam o conteúdo inicial com o novo conteúdo e pra isso é fundamental para a construção de uma aprendizagem com novos conteúdos que tenha significados, onde, o aluno é capaz de

Relacionados