DOSSI III Cap Tulo 1 Como O Marketing Jur Dico

2123 palavras 9 páginas
DOSSIÊ II
1 Como o Marketing jurídico está revolucionando a Advocacia
"Paciência e constância de propósito pesam mais que o dobro da inteligência." Thomas Henry Huxley (biólogo inglês, contemporâneo e opositor de Charles Danvin, 1825-1895)
Todos, de alguma maneira, carregamos uma bolha que nos torna invisíveis na vida profissional. Quando crianças, a grande maioria morria de medo de ser chamado pelo professor para resolver algum problema matemático no quadro negro. A exposição somada com o receio de errar e sentir-se humilhado paralisa muitos de nós. Diria que o mesmo padrão repete-se na vida adulta; muitos continuam a esconder-se para não expor o seu conhecimento e, por conta disso, ser criticado.
A proposta de carreira (e do marketing jurídico) é furar a bolha da invisibilidade que envolve o advogado e acompanha-o por boa parte de sua vida. E, com uma rápida e violenta chuva de granizo, as dificuldades da hipersegmentação do mercado jurídico criam uma nova percepção da profissão. Embora existam muitos desafios para que possamos vencer, existem formas diferentes de posicionar-se perante tudo isso.
Quando se associa um determinado profissional a um significado relevante, já teremos entrado no solo de marca jurídica, que é a base do marketiug aqui proposto. Isso funciona quando nos lembramos de um criminalista famoso ou de uma banca cuja área tributária seja mais forte.
Por que isso acontece com alguns e com outros não?
O marketing jurídico é a pulsação das marcas duradouras.
Existe uma trilogia de fortes palavras que repetimos constantemente e diríamos ser o grande objetivo do marketing jurídico:
• Reputação consistente.
• Confiabilidade.
• Resultados em negócios.
Sem reputação consistente não há confiabilidade; sem confiabilidade, não há resultados em negócios; sem resultados em negócios, não há reputação consistente.
Em 1998, quando criamos o conceito de Marketing Jurídico, a matéria sequer existia ou era verdadeiramente discutida pelos advogados. E pior: no

Relacionados