Dossi DPA Jul2015

1879 palavras 8 páginas
FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ
ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ
Curso de Pedagogia

MÓDULO:

DIFICULDADES E PROBLEMAS
DE APRENDIZAGEM – 50h

UNIDADE 1

COMPREENDENDO AS DIFICULDADES E PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. A partir das leituras realizadas e de outras fontes de pesquisa, conceitue dificuldades de aprendizagem?
Resposta: São desordens neurológicas que interferem na recepção, integração ou expressão de informações, dificultam o cérebro a entender, comunicar informações e recordações, o indivíduo apresenta dificuldades de aprender efetivamente.

2. Quais as causas das dificuldades de aprendizagem?
Resposta: Além dos fatores genéticos, o ambiente influencia muito no progresso educacional da criança, mesmo diante das dificuldades, nada impede que haja progresso em seu desenvolvimento. A criança deve ser estimulada a superar suas dificuldades, desenvolvendo suas habilidades no meio em que ela está inserida, fazendo com que sua dificuldade fique em evidência. Lembrando que as vezes a própria escola com todas as suas fontes de tensão e ansiedade, pode estar agravando ou causando as dificuldades na aprendizagem da criança. Tem também a estrutura familiar que está relacionada às carências afetivas, pobreza da estimulação precoce, má alimentação, sono irregular, falta de higiene podem prejudicar a capacidade de uma criança aprender, entre outros fatores.

3. Leia o texto “O professor e as dificuldades de aprendizagem”, disponível no fascículo, e faça uma síntese das principais ideias. Resposta: Algumas equipes multidisciplinares não levam em consideração o resgate do histórico dos alunos com DA, pois mais fácil é julgar erroneamente o aluno e prosseguir com conteúdos e carga horária a ser cumprida. Isso tem distanciado e até afastado alunos com DA do ambiente escolar.

4. Como as dificuldades de aprendizagem podem ser diagnosticadas? Explique. Resposta: Devem ser diagnosticadas por

Relacionados