TGA

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (478 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de setembro de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto

T.G.A. - Exercícios
1. Explique os três tipos de autoridade de Max weber.
R: A autoridade tradicional
Baseia-se nos costumes e tradições culturais de um determinado grupo ou sociedade, sendomelhor representada pelas figuras de patriarcas, anciãos, clãs em sociedades antigas, ou pelo senhor feudal na Idade Média ou mesmo pela família. A legitimação deste tipo de autoridade decorre dos mitos,costumes, hábitos e tradições, que passam de geração para geração ou é delegado, dependente da crença na santidade dos hábitos. A principal característica é o patrimonialismo. 
A autoridadecarismática
Apoia-se nas características pessoais de um individuo. Profetas, heróis, líderes, guerreiros são geralmente por esse tipo de autoridade. As qualidades de ordem pessoal e a percepção dessasqualidades por grupos sociais servem como base de legitimação.
A autoridade racional-legal
Fundamenta-se nas regras e normas estabelecidas por um regulamento reconhecido e aceito por todos os membros de dadacomunidade. A legitimidade decorre da aceitação da regra impessoal.

2. Um dos conceitos-chaves da Administração Científica consiste na dissociação da concepção do trabalho de sua execução. Expliquecomo ocorre esse conceito-chave.
Esse conceito-chave ocorre quando os operários não tem participação na concepção de projetos, mas só na execução, o que faz com que os operários fiquem desmotivados.3. Quais são as seis áreas de operações empresariais. O que faz cada uma delas.
Operações técnicas: produção, fabricação e transformação de produtos.
Operações comerciais: compras, vendas, permutas dematéria-prima e produtos.
Operações financeiras: procura e gerência de capitais.
Operações de segurança: segurança e proteção da propriedade e das pessoas.
Operação de contabilidade: inventários,registros, balanços, custos, estatísticas etc.
Operações de administração: previsão, organização, comando, coordenação e controle.

4. Caracterize o homo economicus.
R: Ser humano essencialmente...
tracking img