DOSIEE IP NOVO

4102 palavras 17 páginas
CURSO DE PEDAGOGIA

DOSSIÊ ÚNICO

MÓDULO

INTRODUÇÃO À PEDAGOGIA E AOS CAMPOS DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO

Acadêmico(a): Tatiane Aparecida Morgon Zulato
Professor(a): Paulo Rogerio de Souza Turma: 06/ Ivatuba Data: 05/06/2015

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ
ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ
Curso de Pedagogia

MÓDULO:

INTRODUÇÃO À PEDAGOGIA E AOS CAMPOS
DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO – 6Oh

UNIDADE 1

DIRETRIZES CURRICULARES PARA O CURSO DE PEDAGOGIA

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais, aprovadas pelo Parecer CNE/CP nº 5/2005, argumente sobre a finalidade do curso de Pedagogia, na atualidade.
R: Formação e atuação de professores na educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental e outros campos da sociedade. Formação para cursos de educação profissional para magistério e atividades que exijam formação pedagógica, estudo de politicas e gestões educacionais. AS diretrizes apresentam princípios e procedimentos a serem observados na organização institucional e curricular, estabelecendo bases para que os sistemas e instituições de ensino possam planejar e avaliar a formação acadêmica e profissional oferecida, e acompanha a trajetória dos estudantes em padrão de qualidade.

2. Quais os princípios do curso de Pedagogia? Escolha 3 deles e explique como podem ser aplicados na prática.
R: -Conhecimento da escola como uma organização complexa que tem a função social e formativa de promover, com equidade, educação para e na cidadania.
-Realização, análise de pesquisas e a aplicação de resultados, em perspectiva histórica, cultural, política, ideológica e teórica, com a finalidade, entre outras, de identificar e gerir, em práticas educativas, elementos mantenedores, transformadores, geradores de relações sociais e étnico-raciais que fortalecem ou

Relacionados