Dor de garganta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (541 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Farmaceutico: Moisés A. Nieckarz

CRF-SC 9245

Dor de garganta
A dor de garganta, conhecida também como faringite aguda, é uma síndrome inflamatória da faringe que pode ser causada por diversosgrupos de microrganismos. A faringite pode ser parte de uma infecção respiratória superior generalizada ou uma infecção específica localizada na faringe. Na maioria dos casos é causada por vírus eocorre como componente de resfriados comuns e síndromes gripais. Existem vários fatores que causam a dor de garganta como: vascular, infecção, neoplasias, doenças degenerativas, doenças de intoxicaçãocongênita, alergia, traumatismo ou desordens endócrinas.
Entretanto, a maioria dos casos de dor de garganta é causada por faringite infecciosa, e mais de 85% de todas essas infecções são consideradascomo de origem viral. Em regiões de verões quentes e invernos frescos, a faringite viral tipicamente atinge picos durante o inverno e no início da primavera, uma época em que as pessoas costumamficar mais próximas entre si em recintos mal ventilados. Neste ambiente, os vírus causadores da faringite disseminam-se com facilidade nas gotículas de tosses e espirros e em mãos sujas que tenham sidoexpostas aos fluidos nasais ou bucais de alguma pessoa doente. Na maioria das pessoas de outro modo sadias uma faringite viral simples não dura muito tempo, desaparece espontaneamente e não causacomplicações a longo prazo, embora o desconforto imediato possa ser significativo.
Menos frequentemente a dor de garganta é causada por infecções bacterianas. Estas infecções ocorrem principalmente emcrianças em idade escolar e caracterizam-se por manifestação aguda de febre e irritação de garganta, podendo ocorrer também cefaléia, dor abdominal e vômito.
Tratamento

Embora a dor de garganta sejanormalmente causada por infecções virais, estima-se que os antibióticos sejam prescritos entre 30% a 75% das consultas médicas para dor de garganta.
A dor de garganta, seja viral ou bacteriana, é...
tracking img