Varizes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (376 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Farmaceutico: Moisés A. Nieckarz

CRF-SC 9245
Varizes
Varizes são veias que se dilatam, aumentando o seu volume e causando alteração no fluxo sanguíneo entre as pernas e o coração. O fato de osangue ter dificuldade em percorrer o corpo e chegar ao coração contribui para que as veias se dilatem.
No interior das veias existem pequenas válvulas que impedem o retorno venoso para asextremidades. Quando as válvulas não se fecham, acontece o retorno chamado de refluxo. Quando isto ocorre, aumenta a quantidade de sangue dentro das veias, ocorrendo a dilatação. Geralmente, o desenvolvimentodas varizes é ocasionado por fator hereditário e hormonal. Quando a mulher está grávida, há uma maior liberação dos hormônios, podendo gerar diminuição do tônus da parede venosa. No final da gestação, acompressão do útero sobre as veias do abdômen também pode desencadear varizes. Existem estudos que comprovam a relação entre o número de gestações e o aparecimento de varizes.
Prevenção: Deve-seiniciar a prevenção na idade adulta, o quanto antes. Em caso de necessidade por predisposição genética, deve-se iniciar a prevenção até mesmo durante a adolescência. Veja algumas dicas que podem ajudar aprevenir essas linhas indesejáveis que comprometem a beleza das pernas:
* Controlar o peso. Pessoas obesas têm uma predisposição significativa ao quadro. Com o aumento acentuado do peso corporal,a tendência das varizes é aumentar, tornando-se mais grossas. Se o peso estiver normal, o tratamento é mais fácil.
* Evitar carregar peso ou fazer atividades físicas de alto impacto, como porexemplo a musculação. Essas atividades provocam uma maior tensão nos vasos e, conseqüentemente, as veias se dilatam, ajudando a formar as varizes.
* Não submeter o corpo à exposição prolongada detemperaturas elevadas como em saunas, sessões de bronzeamento e banhos quentes demorados. Essa exposição também provoca a dilatação dos vasos.
* Tenha o hábito de repousar, sempre que possível, com...
tracking img