Doping

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (454 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é doping?
É o uso de substâncias naturais ou sintéticas visando a melhora do desempenho dos atletas em competições. Este objetivo é ilícito e por isso são feitos testes de doping durantecompetições.

Substancias consideradas doping
As substâncias pertencentes as seguintes classes farmacológicas:
Estimulantes: pseudoefedrina, efedrina, anfetamina, etc.
Narcóticos: morfina, codeína,propoxifeno, etc.
Agentes anabólicos: testosterona, nandrolone, stanozolol, etc.
Diuréticos: hidroclorotiazínicos, furosemide, etc.
Betabloqueadores: propranolol, atenol, etc.
Hormônios peptídeos eanálogos: Hormônio do crescimento, eritropoetina, corticotropina.

Como as substancias agem no organismo?
Sistema Nervoso Central: agressividade aumentada, hiperatividade, irritabilidade; psicose(alucinações auditivas, paranóia, desilusões); episódios maníacos; desordens de pânico; depressão e ansiedade com ou sem ideação de suicídio; cefaléia, náuseas, libido alterado, euforia, apetitealterado; aumento da impulsividade e diminuição do nível de cooperação.
Sistema Reprodutor Masculino: atrofia testicular com infertilidade; impotência; Hipertrofia e carcinoma de próstata; Priaprismo(ereção prolongada); Feminilização com ginecomastia; Alopécia (queda de cabelo).
Sistema Reprodutor Feminino: Masculinização, desenvolvimento de acne, hirsutismo, redução da mama, voz rouca e profunda,hipertrofia do clitóris, irregularidades menstruais.
Sistema Músculo Esquelético: Aumento de suscetibilidade a lesões de músculos e tendões;
Em adolescentes ocorre a soldadura prematura das epífisesresultando em retardo do crescimento, ou seja, o indivíduo não cresce até sua altura potencial.
Sistema Cardiovascular: Retenção de sódio e água, aumento da pressão sangüínea, edema de tecidos,aumento do colesterol; Coração: infarto do miocárdio, hipertrofia ventricular esquerda, aterosclerose e outras doenças cardíacas.
Sistema Hepático: Hepatite, ruptura de vasos sangüíneos no fígado,...
tracking img