Don casmuro

6277 palavras 26 páginas
Peça Otelo
Cena 1:Câmera do conselho(Doge,Montano,Brabâncio,Otelo e Desdêmona) MONTANO: A armada turca veleja para Rodes, é o recado que ao senado mandou o signior Angelo.

DOGE: Reflitamos na importância de Chipre para o turco, haveremos de compreender que o turco não é tão cego que para último deixe o que lhe importa primacialmente, abrindo mão de um ganho mais do que certo e, sobretudo, fácil, para correr um risco sem proveito.

MONTANO: Os otomanos, reverendo e gracioso, estão derota batida para Rodes, e em caminho se reforçaram com uma nova armada.

DOGE: Tal qual como pensei. E quantas velas imaginais que sejam?

MONTANO: Trinta. E agora fazem caminho inverso, dirigindo, sem rodeios o curso para Chipre.

DOGE: Aí vem Brabâncio com o valente Mouro. Bravo Otelo precisamos mandar-vos neste instante contra o inimigo comum, contra o otomano. Que foi que houve?

BRABANCIO: Oh! Minha filha! Minha filha!
MONTANO E DOGE: Morta?
BRABANCIO: Sim, para mim. Foi seduzida, foi-me roubada, corrompida por feitiços e drogas adquiridas de embusteiros.

DOGE: Seja quem for que tenha usado desses processos vis para deixar privada vossa filha do juízo

BRABANCIO: Humildemente vos agradeço. Aqui se encontra o homem, este Mouro, que foi, ao que parece, por especial recado aqui chamado para assuntos do Estado.

DOGE(a Otelo): E vós, que tendes sobre isso a responder?
BRABÂNCIO - Nada; é assim mesmo.
OTELO: muito nobres e aprovados mestres, em tudo justos; que eu tivesse raptado a filha deste senhor velho, é mais do que verdade, como é certo já tê-la desposado.

BRABANCIO: Uma jovem tão tímida, com algum composto de influência sobre o sangue, ou beberagem enfeitiçada para tal efeito, ele sobre ela atuou.

DOGE: Somente a simples afirmação não basta para a prova,porque, sem testemunho mais patente, não passa de suspeitas e aparências sem consistência o que afirmais contra ele.

MONTANO: Mas, Otelo, falai! Por meios indiretos e

Relacionados