Domotica Trabalhofinal

1201 palavras 5 páginas
Domótica
Domótica é uma tecnologia que permite a gerir de todos os recursos numa habitação. O termo “Domótica” resulta de “Domus” que significa casa em latim mais “Robótica” que significa controlo automatizado de algo.
Esta tecnologia simplifica em muito a nossa vida em casa, proporciona-nos conforto satisfazendo todas as nossas necessidades, desde a comunicação até à segurança.
A domótica surgia nos anos 80 e nesta altura pretendia-se controlar a iluminação, climatização e segurança. Hoje em a base da domótica é a mesma que à 30 anos atrás mas com uma simples diferença, antes estas aplicações só eram feitas no contexto industrial e militar, hoje em dia qualquer habitação pode ter, apesar de ser uma tecnologia pouco e divulgada e muito cara em contra partida quem tem dinheiro para investir pode ter muito conforto. Esta tecnologia só deve ser aplicada após avaliar bem os seguintes aspetos: necessidade, utilidade, facilidade e preço.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Dom%C3%B3tica

http://pt.wikipedia.org/wiki/KNX http://www.knx.org/pt/standard-knx/principais-vantagens/ KNX

A tecnologia KNX é o resultado da associação de conhecimento e experiência ganha nos últimos 20 anos com as tecnologias anteriores à KNX, ou seja, o European Installation Bus (EIB), o European Home System (EHS) e o BatiBUS.
O processo de certificação KNX garante que produtos diferentes de fabricantes diferentes utilizados em aplicações diferentes funcionam e comunicam uns com os outros. Fica assim assegurado um elevado nível de flexibilidade na extensão e modificação das instalações.

Através do KNX ao qual todos os dispositivos de barramento estão ligados (cabo entrançado, radiofrequência, rede elétrica ou IP/Ethernet), eles conseguem trocar informação.
Dispositivos de barramento podem ser sensores ou atuadores necessários para o controlo dos dispositivos de gestão do edifício tais como: lâmpadas, estores, sistemas de segurança, gestão de energia, aquecimento, sistemas de

Relacionados