Dom Casmurro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1341 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
QUEM ERA MACHADO DE ASSIS?
Joaquim Maria Machado de Assis nasceu no Rio de Janeiro no dia 21 de junho de 1839 e morreu na mesma cidade em 29 de setembro de 1908. Seus pais eram bem humildes, a mãe uma lavadeira açoriana e o pai um pintor mulato. Mas ficou órfão destes muito cedo e passou a ser criado pela madrasta, Maria Inês. Recebeu aulas de latim e francês, mas seu autodidatismo fez com queele construísse sua vasta cultura literária. Já na infância apareceram sinais de sua frágil compleição nervosa, a epilepsia e a gaguez, que o acometeriam a espaços durante toda a vida e lhe dariam um feitio de ser reservado e tímido. Aos 16 anos empregou-se como aprendiz de tipógrafo na Imprensa Nacional. Nessa mesma época, começou a escrever os primeiros versos, alguns dos quais foram publicadosno jornal A Marmota. Em 1860 foi convidado por Quintino Bocaiúva para colaborar no Diário do Rio de Janeiro.
Casou-se aos trinta anos com Carolina Xavier de Novais, a qual foi inspiração para que ele pudesse escrever sobre Dona Carmo de sua obra Memorial de Aires (1908). De 1870 a 1880, apareceram alguns contos e romances inexatamente chamados de "fase romântica" dentre eles podemos citarHistórias da Meia-Noite (1873) e Helena (1876). Com alguns poemas que enfeixaria nas Ocidentais (1882) e sobretudo a partir de Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881), o escritor atingiu a plena maturidade do seu realismo de sondagem moral que as obras seguintes iriam confirmar, tais exemplos podem ser vistos em Quincas Borba (1891), Dom Casmurro (1899), Esaú e Jacó e outros.
Considerado nos fins doséculo o maior romancista brasileiro, foi um dos fundadores e primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras, animou a Revista Brasileira e ainda promoveu os poetas parnasianos, estreitou também relações com os melhores intelectuais de seu tempo. O último romance Memorial Aires (1908), foi escrito após a morte de sua esposa. Machado de Assis faleceu vitimado por uma úlcera cancerosa, aossessenta e nove anos de idade. Seu elogio fúnebre na Academia de Letras foi feito por Rui Barbosa.
Quebra de Página

DOM CASMURRO

CONTEXTO HISTÓRICO DA OBRA
Profundas transformações econômicas, políticas e sociais resultantes da segunda Revolução Industrial no âmbito mundial. Com um grande aprofundamento das diferenças sociais e distanciamento das camadas sociais (proletariado xburguesia), criação de sindicatos e outros.
Em âmbito nacional, o Brasil da segunda metade do século XIX era uma economia em formação e transformação. O estabelecimento dos ideais e bases capitalistas iria conviver por muito tempo com os ideais conservadores dos brasileiros.


A SINOPSE
O livro publicado pela primeira vez no ano de 1899, é uma das maiores obras de Machado de Assis e aparecepara confirmar um pouco sobre o olhar crítico que o autor sempre estendia pela sociedade brasileira. Possuindo várias temáticas, Dom Casmurro, tem como a principal a temática do ciúme, levando-nos muitas vezes a tantas polêmicas em torno do caráter da personagem feminina mais famosa da nossa literatura: a moça dos olhos de cigana obliqua e dissimulada, a Capitu.
Em contrapartida notamos que um dosprincipais pilares deste romance machadiano acaba por ser o constante questionamento da verdade. Quem mente? Quem diz a verdade? Qual é a verdade? Levando também aos extremos dos personagens.
Ainda sim, marcas próprias de Machado de Assis estão tão intrínsecas no livro que não há de se negar quem é o autor. Como a pausa em determinado fato da histórias para longas divagações, a metalinguagem epor fim os diálogos entre leitor e o narrador, quase sempre embargados pela ironia típica.


O RESUMO
Já na casa dos 60 anos Bento Santiago começa a narrativa falando sobre a origem de seu apelido: Dom Casmurro. Ele explica ao leitor que o apelido fora inventado por um jovem poeta, que tentara ler para ele no trem alguns de seus versos, mas como Bentinho havia cochilado ao longo da...
tracking img