Dom casmurro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (783 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O saldo migratório corresponde ao número de imigrantes recebido numa região menos o seu número de emigrantes, que corresponde àqueles que deixaram essa região dirigindo-se a outra. Os resultadosnegativos correspondem aos estados cujo número de emigrantes é maior que o de imigrantes. Os resultados positivos o contrario.
Os estados que apresentam maior emigração no Brasil, são os nordestinos:Paraíba, Piauí, Bahia e Pernambuco.
O centro-oeste possui o menor percentual de residentes nascidos na região: 69%.
No Brasil, percebemos que os movimentos migratórios estão associados a fatoreseconômicos desde o tempo da colonização.
Quando terminou o ciclo da cana-de-açucar no Nordeste e se iniciou o do Ouro em Minas Gerais, houve um enorme deslocamento de pessoas e um intenso processo deurbanização do novo centro econômico do país. Mais tarde com o ciclo do café e com o processo de industrialização o eixo Rio-São Paulo se tornou o grande pólo de atração de migrantes. Somente a partirde 1970, com a criação de políticas publicas de incentivo à ocupação das regiões Norte e Centro-Oeste, a migração em direção ao sudeste começou a apresentar significativa queda.
Atualmente, SãoPaulo e Rio de Janeiro são as capitais que menos crescem no Brasil.
Qualquer região do país que receba investimentos produtivos, públicos ou privados, que aumentem a esfera de emprego, receberá tambémpessoas dispostas a preencher o novo quadro de empregos.

Segundo dados do IBGE, em 2010, 40% dos habitantes do Brasil não eram naturais do município de residência, e cerca de 16% deles não eramprocedentes da unidade da federação em que moravam. O censo de 2000 detectou que 75% dos movimentos migratórios realizados durante os cinco anos anteriores tinham como origem e destino as áreas urbanas,12,4% eram rurais-urbanos, 7,7% urbano-rurais e 4,8% originaram-se e destinaram-se a áreas rurais.
Esses números mostram que predominam movimentos migratórios dentro do estado de origem. E que há...
tracking img