Dom Casmurro

Páginas: 8 (1896 palavras) Publicado: 8 de maio de 2014
Questões do Simulado do 1° Ano E.M.
História.

16. (ETEC) - Os nossos longínquos antepassados só aprenderam a planejar o futuro depois que descobriram a semente. O uso de sementes provocou uma verdadeira revolução. Aos poucos, o homem aprendeu que poderia substituir o seu cansaço em busca da caça por outro menor: o da criação de animais. A mulher, por sua vez, aprendeu que melhor do querecolher as frutas caídas era cultivá-las com a agricultura.
Foi nesse período que o ser humano percebeu que, enquanto o animal deve satisfazer suas necessidades aqui e agora, o ser humano pode planejar o futuro, pois aprendeu que, trabalhando hoje, poderá obter alimento daqui a seis meses.
A época histórica a que o texto se refere é a

(A) Idade Média, em que homens e mulheres trabalhavam no campoe sob o controle dos senhores feudais.
(B) Era Moderna, em que o desenvolvimento científico foi impulsionado pelas descobertas do Renascimento.
(C) Antiguidade Clássica, em que havia uma grande discriminação às mulheres, tratadas como inferiores pelos homens.
(D) Pré-História, em que têm início os processos de sedentarização e de produção de alimento pelo ser humano.
(E) Idade Contemporânea,em que a agricultura e a pecuária tornaram-se fonte de lucro e não apenas de sustento.

17. (ETEC) - Ao longo da existência humana, povos que não fazem uso da escrita também têm deixado registros de sua trajetória. As pinturas rupestres, por exemplo, comunicam-nos com a Pré-História. Observe essa pintura rupestre pré-histórica encontrada na Serra da Capivara (Piauí).

Analisando a pinturaapresentada, é correto a­firmar que ela retrata uma sociedade.




(A) agrícola, com a utilização de carros de bois para o arado.
(B) caçadora, com a utilização de vários instrumentos para a caça.
(C) urbana, como se vê na representação de monumentos megalíticos.
(D) guerreira, pois a imagem retrata um conflito com o uso de armas de fogo.
(E) religiosa, pois cultuava os deuses da natureza emrituais com fogueiras

18. O desenvolvimento mercantil e o contato com diferente povos fizeram com que os fenícios conhecessem várias culturas e incorporassem diversas técnicas, tornando-os depositários dos conhecimentos oriundos de diferentes regiões e povos.Ao mesmo tempo, deram contribuições originais a humanidade, sendo a principal delas:
(A) a criação da primeira religião monoteísta.(B) o alfabeto fonético. (C) o desenvolvimento de um Estado centralizado e unificado. (D) a divisão do império em satrápias. (E) odesenvolvimento da álgebra.
19. Leia o texto a seguir. A história de nossa civilização ocidental tem origem no Oriente, onde, por volta de 3.000 a.C., certos povos já haviam descoberto a escrita e tinham chegado a um sistema complexo de vida. Desenvolviam diversas atividades organizadas de trabalho, nocampo e nas cidades, tinham uma forma definida de governo e leis que protegiam e defendiam os interesses da comunidade; tinham enfim uma cultura. É o que chamamos civilização. Na Antiguidade, a civilização egípcia baseou a sua organização socioeconômica de acordo com:
(A) a camada social com maioresprivilégios era a dos camponeses, devido a importância dada ao seu trabalho. (B) o Estado subordinava toda a população e garantia a realização das obras de irrigação através do modo de produção escravista. (C) eram as cheias do Nilo que determinavam o período de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • dom casmurro
  • Dom Casmurro
  • dom casmurro
  • Dom Casmurro
  • Dom Casmurro
  • Dom Casmurro
  • Dom casmurro
  • Dom casmurro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!