Dom casmurro - resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2008 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO DO LIVRO: DOM CASMURRO

Ele era chamado assim porque, encontrou no trem um jovem do bairro que conhecia de vista e de chapéu, o jovem comprimentou-o, puxou conversa e acabou recitando versos. Viajem curta, os versos pode ser que não eram inteiramente maus. Como estava cansado e sonolento fechou os olhos três ou quatro vezes, bastou para ele interromper a leitura e metesse os versos nobolso. No dia seguinte, o jovem entrou a dizer dele nomes feios, e acabou apelidando-o de Dom Casmurro. E pegou.
Ele conta a história em primeira pessoa, que na sua infância teve uma doença na qual como promessa, sua mãe em troca de sua cura (era filho único) prometeu a DEUS que o faria padre.
Ele fora criado com uma menina de apelido Capitu, no qual estavam sempre juntos, Capitu era vizinha dele,uma menina bonita, inteligente e com o tempo, ele se apaixonou por ela e era correspondido. Tinha muito ciúmes dela, e sabendo que não tinha vocação para a vida religiosa, juntos fizeram planos para que a mãe dele de nome Glória, desistisse de manda-lo para o seminário no qual iria ser mandado em breve, Capitu e ele, contavam com a ajuda de José Dias, este era um homem que no passado seapresentou como médico homeopata por aquelas bandas, e vendia medicamentos para o seu falecido pai, ganhou a confiança da família e foi convidado para morar com eles, mesmo que tempos depois, José Dias, contou que era charlatão, mas mesmo assim já tinha ganhado a confiança da família, e a família não os expulsou e continuou morando com eles.
A família era constituída da mãe, pai, tio Cosme (irmão de suamãe), tia Justina (irmã do pai), o agregado José Dias e Bentinho que no futuro seria apelidado de Dom Casmurro. Bentinho e Capitu prometeram um ao outro que no futuro se casariam, mas mesmo assim, até convencer sua mãe que ele não tinha vocação para o religioso, foi internado no seminário, mas aos sábados retornaria a casa.
No seminário conhece Escobar que se torna seu amigo e confidente, confiaa ele seus segredos, o tempo passa e finalmente convence sua mãe da não vocação e em audiência com o padre, foi colocado no seu lugar, um menino órfão e seus estudos foram pagos pela mãe de Bentinho, ate ser ordenado padre, pagando assim a promessa de Dona Glória feita a Deus. Bentinho casa com Capitu e seu amigo Escobar com a amiga dela, tornando-se uma só ¨família¨ , pois ambos frequentam eficam dias na casa um do outro.
O tempo passa e Capitu engravida e Bentinho fica contentíssimo e da ao filho o nome de Ezequiel em homenagem ao amigo Escobar, que meses antes teve uma filha e deu o nome de Capitu em homenagem a esposa de Bentinho.
Escobar ao nadar em uma praia próxima morre afogado, após o enterro no qual Bentinho faz um discurso em homenagem ao amigo falecido, ele ao vistar umafotografia do morto, começa a enxergar a semelhança com seu filho. As desconfianças aumentam com o passar do tempo, seu filho Ezequiel em fase de crescimento esta cada dia que passa mais parecido com seu falecido amigo Escobar.
O sentimento de traição é terrível e Bentinho planeja se suicidar, mas na hora de fazê-lo, lembra-se do sentimento de pai e filho, pois sabe que a criança não tem nada havercom a traição, decide se separar amigavelmente, viaja com Capitu e Ezequiel para a Europa, mas precisamente a Suíça, aonde os deixa, mãe e filho, para que o mesmo tenha uma educação melhor e volta sozinho ao Brasil. Depois de anos, Capitu morre na Suíça e seu filho Ezequiel, retorna ao Brasil agora a figura quase exata de Escobar, para dar a noticia ao pai do enterro de Capitu e que também seformara em arqueologia, e pede autorização do pai para uma viagem marcada para o Egito, para estudar as pirâmides.
Algum tempo depois recebe a noticia e as contas do enterro do filho que morreu de febre tifoide e foi enterrado pelos amigos em solo sagrado. Termina a história com o autor enfatizando que seu conto não passa de uma história de subúrbio, e que faz parte do dia a dia das pessoas...
tracking img