Doenças infectos contagiosas e parasitais no ambiente escolar

1162 palavras 5 páginas
Trabalho de Biologia “Doenças infectos contagiosas e parasitais no ambiente escolar.”

A escola tem um papel importante no combate às doenças. "Tomar algumas medidas, como lavar brinquedos usados por todas as crianças e treinar funcionários, podem ter impacto na redução da transmissão de enfermidades", explica o pediatra Renato Kfouri, diretor da diretor da Sociedade Brasileira de Imunização (SBI). Outra medida importante é cobrar dos pais a caderneta de vacinação. "As escolas também podem fazer palestras para conscientizar os pais sobre a importância das vacinas", sugere também envolver os adolescentes por meio de palestras especiais para esse público. Já crianças menores devem ser cuidadas por um funcionário exclusivo, para evitar a contaminação de outros estudantes. Recomenda-se deixar a criança doente em casa, esperando 24 horas sem febre. "Se a criança estiver doente, é mais prudente não levá-la à escola".
A escola também tem obrigação de notificar os pais sobre casos de doença. "Nesses casos, a conduta correta é procurar o pediatra da criança comunicando sobre caso de doença na escola e saber quais os procedimentos". A notificação funciona como um alerta para os adultos, que também precisam se proteger, e vale principalmente para mães gestantes. Professores e funcionários da escola, quem não foram vacinados na infância, também precisam se proteger -- eles devem tomar vacinas contra gripe, pneumonia, difteria e tétano, hepatite A e B, varicela (catapora), tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba).
Gripes, caxumba, catapora, entre outras, são doenças contagiosas ocasionadas por vírus. Sua transmissão ocorre pelo ar ou por contato direto com secreção de pessoas doentes. A seguir, saiba quais os principais sintomas das doenças virais mais comuns nos pequenos.

Gripe

Causada pelo vírus Influenza, pode provocar coriza, tosse, febre baixa e dor de cabeça, além de dor muscular, na garganta e mal-estar. * A higiene é essencial para a prevenção

Relacionados