Doen As De Notifica Es Compuls Ria

312 palavras 2 páginas
Vigilância Epidemiológica
 Um

conjunto de ações que proporciona o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos”.
O objetivo principal é fornecer orientação técnica permanente para os profissionais de saúde, que têm a responsabilidade de decidir sobre a execução de ações de controle de doenças e agravos, tornando disponíveis, para esse fim, informações atualizadas sobre a ocorrência dessas doenças e agravos, bem como dos fatores que a condicionam, numa área geográfica ou população definida.

Vigilância Epidemiológica
A

Vigilância Epidemiológica é abrangente, envolve ações tanto de controle de doenças transmissíveis e de agravos e doenças não transmissíveis. Doenças de Notificações Compulsória

Notificação

A

ocorrência de casos novos de uma doença
(transmissível ou não) ou agravo , passível de prevenção e controle pelos serviços de saúde, indica que a população está sob risco e pode representar ameaças à saúde e precisam ser detectadas e controladas ainda em seus estágios iniciais.

Notificação
A

notificação compulsória consiste na comunicação da ocorrência de casos individuais, agregados de casos ou surtos, suspeitos ou confirmados, da lista de agravos relacionados na Portaria, que deve ser feita às autoridades sanitárias por profissionais de saúde ou qualquer cidadão, visando à adoção das medidas de controle pertinentes.

Notificação
 Além

disso, alguns eventos ambientais e doenças ou morte de determinados animais também se tornaram de notificação obrigatória. É obrigatória a notificação de doenças, agravos e eventos de saúde pública constantes da Portaria nº 104, de 25 de janeiro de 2011, do Ministério da Saúde.

Observações importantes

A

notificação compulsória é obrigatória a todos os profissionais de saúde: médicos, enfermeiros, odontólogos,
médicos

Relacionados

  • e-social
    30027 palavras | 121 páginas
  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas