Relatorio Padrao IEM 2015 Voltimetro

510 palavras 3 páginas
COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA
ELÉTRICA

INTRODUÇÃO A ENGENHARIA ELÉTRICA

Experiência 02 – Voltímetro

Professor:

Sorocaba / SP 13/03/15
1. OBJETIVO

Aprender a medir tensão continua utilizando multímetro e manusear e regular fonte VDC.

2. INTRODUÇÃO
Tensão elétrica ou diferencial de potencial (ddp) é a diferença de potencial entre dois pontos. A tensão elétrica também pode ser explicada como a quantidade de energia gerada para movimentar uma carga elétrica sendo sua unidade Volts (V). Temos dois tipos de tensão, contínua(VDC) e alternada (VAC).
Na experiência a seguir será utilizado apenas tensão continua, a qual não muda de polaridade com o tempo é considerada contínua quando não altera seu sentido, ou seja, é sempre positiva ou sempre negativa.
Será feito medições na fonte CC e medir tensão em um circuito com resistores em serie.

3. PARTE EXPERIMENTAL

3.1 Materiais Utilizados

- Fonte CC Multilab.
- Resistores: 47Ω , 100Ω e 330Ω.
- Multímetro.

3.2 Procedimento Experimental

Como inicio, foi ligado a fonte a tomada(127V), e regulada a mesma para 15V, colocado cabo tipo banana no borne COM do multímetro, em seguida a chave seletora em VDC e por fim o cabo tipo banana vermelho no borne V(volt). Dado inicio as medições, foi colocado o cabo comum do multímetro no negativo da fonte e o cabo V, no positivo, obtendo assim no visor do aparelho 15.1 VDC.
O mesmo procedimento foi adotado paras as medições na fonte estando em 5V e 1V, obtendo no multímetro 4.8V e 1V. Montado circuito no protoboard com três resistores em serie, com alimentação através da fonte VDC regulada em 6V, conforme figura a seguir:

Circuito:

Medido tensão no ponto AB, colocando a ponta COM do multímetro no ponto B e a ponta vermelha no ponto A, obtendo 1,259V, medido ponto BC colocando a ponta COM do multímetro no ponto C e a ponta V(volt) no ponto B, obtendo 4,14V, medido ponto CD colocando a ponta COM do aparelho no ponto D e a ponta V(volt)

Relacionados

  • Relatorio Engenharia Mecanica
    57724 palavras | 231 páginas