Dodesaforamento e reaforamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (500 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
do DESAFORAMENTO e Reaforamento

Nos crimes dolosos contra a vida a competência da comarca para julgar o delito é determinada pelo lugar onde ocorreu ou foi consumado o crime (art. 70 CPP) ou, nocaso de tentativa, o lugar que foi praticado o último ato de execução (segundo a teoria da ubiqüidade). O desaforamento consiste em alterar a competência territorial do julgamento do réu pelo Tribunaldo Júri, para comarca diversa daquela do delito, em virtude de determinadas circunstâncias expressamente previstas na lei. Trata-se, pois, de derrogação da regra fundamental de que o réu deve serjulgado no distrito da culpa. O Código de Processo Penal Brasileiro admite o desaforamento e prevê quando ele poderá ocorrer em seus artigos 427 e 428. Temos no art. 427 e 428 quatro hipóteses distintasem que poderá ocorrer o desaforamento, quais sejam:

1 - se a ordem pública o reclamar;
2 - se houver dúvida sobre a imparcialidade do júri;
3 - se houver dúvida sobre a segurança pessoal doacusado;
4 - se o julgamento não ocorrer no prazo de seis meses após o trânsito em julgado da pronúncia, por excesso de serviço (não computadas neste prazo as dilações ocasionadas pela defesa e nãohavendo o excesso de serviço o réu poderá requerer a realização do julgamento imediatamente).

O desaforamento, que pode ocorrer a requerimento do Ministério Público, do assistente, do querelante ou doacusado, ou mediante representação do juiz, como permite o art. 427 do CPP, é considerado pelo STJ e o STF como medida excepcionalíssima. O pedido de desaforamento terá preferência de julgamento naCâmara ou Turma competente. Sendo relevantes as alegações, o relator poderá, em decisão monocrática e fundamentada, suspender o julgamento do júri. Quando efetivamente comprovadas as hipóteses escritasanteriormente e demonstrando a necessidade de alteração do local de realização do julgamento, opita-se preferencialmente pelas localidades mais próximas onde não subsistam os mesmo motivos.

É...
tracking img