Docx.pdf

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2528 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Um talk show multiplural, mas que convergia para o mesmo ponto: os passos importantes para a construção de uma marca e, principalmente, os itens que levam à formação de uma marca forte no mercado. O bate papo com grandes nomes do mercado de marketing e moda brasileira mobilizou a atenção de estudantes de moda e design, professores e empresários, no auditório do Centro Cultural Oscar Niemeyer, emGoiânia, na tarde de quinta-feira (09/08) e fez parte do GOFASHION, evento que tem atraído a atenção da mídia nacional.
Pedro Ganem Salomão, sócio diretor da Rádio Ibiza, falou sobre Marketing Sensorial; seguido por Renata Valois, que mostrou os passos da Construção de Marcas; acompanhada por Marília Paiva, que frisou a importância do RH no Novo Mercado. André Carvalhal, encerrando o ciclo depalestras, após o talk show, deu uma mini e competente aula sobre Marketing de Moda. Os quatro profissionais têm uma coisa em comum: estão ligados, de uma forma ou de outra, à empresa FARM, a descolada grife carioca que nasceu na Babilônia Feira Hype, no bairro da Gávea (Rio de Janeiro), e se consolidou como uma história de sucesso.
“Um conto de fadas”. Esta é a opinião de André Carvalhal, gerente deMarketing da FARM, sobre a história da empresa. Ela contou que a FARM já nasceu propensa a ser o que é hoje, mas de maneira inteligente e despretensiosa. “Já na feira Hype foi contratada uma arquiteta para deixar o visual do pequeno espaço mais bacana. Desde aquela época os proprietários já queriam se diferenciar e tinham a convicção de que para isto era preciso investir. Além disso, tiveram agrande sacada de buscar pessoas que eram especialistas na construção de uma marca. Venderam carro, apartamento, mas hoje colhem os frutos de toda esta dedicação e empreendedorismo”, contou André, elogiando a visão ampla dos proprietários da FARM.
Marília Paiva, responsável pelo RH da empresa, endossa as palavras de André e lembra que hoje em dia o profissional deve ser generalista, mas cabe aodepartamento de Relações Humanas (RH) encaminhar o profissional para o local certo, a parte do processo na qual ele mais se identifica e que ele vai render mais. Ambos concordam que a construção de uma marca depende do empreendedorismo dos proprietários, da definição do público alvo e também dos vendedores, além da identificação de uma personalidade para a marca e fortes conceitos de endomarketing. “NaFARM, por exemplo, levamos muito a sério esta questão do endomarketing. Temos café da manhã para os colaboradores e campeonato de futebol, por exemplo. Além disso, organizamos fóruns de debate, treinamos um porta voz em cada departamento e desenvolvemos ações de sustentabilidade”, comentou Marília, ressaltando que a frase “Mais do que máquinas precisamos de humanidade” é, de fato, a bola da vezna FARM. Ela sugere que todas as empresas levem em conta que a verba para endomarketing (comunicação voltada para o público interno) é fundamental.
Renata Valois abordou a questão do marketing sensorial, lembrando que é fundamental sempre observar o que é pertinente para a sua marca e seu consumidor. “Não é só cheiro, o visual, o som que influenciam na construção da personalidade de uma marca. Vocêpode ter a melhor coleção do mundo, o melhor designer, vender seu ouro a preço de banana, mas se não tiver uma boa comunicação você fracassa! O desafio é conhecer seu público e comunicar bem sua marca”, resumiu Renata. Pedro Salomão, da Rádio Ibiza, confirmou a importância do marketing sensorial (criar uma identidade audiovisual e olfativa para cada marca) e lembrou que o conceito de Fast Fashionfez com que o varejista entre numa espiral enlouquecedora. “A moda está muito acelerada e o Fast Fashion veio para ajudar a vender, mas para dar certo é preciso se atualizar o tempo todo e sempre comunicar a verdade sobre seu produto. O marketing sensorial cria uma atmosfera e tem a capacidade de passar este conceito de verdade”, encerrou o expert, completando que vale destacar que uma ideia...
tracking img