Documentos comerciais

Documentos Comerciais

Ata:
Ata é o resumo escrito dos fatos e decisões de uma assembléia, sessão ou reunião para um determinado fim. Geralmente, as atas são transcritas a mão pelo secretário, emlivro próprio, que deve conter um termo de abertura e um termo de encerramento, assinados pela autoridade máxima da entidade ou por quem receber daquela autoridade delegação de poderes para tanto;esta também deverá numerar e rubricar todas as folhas do livro.
Como a ata é um documento de valor jurídico, deve ser lavrada de tal forma, que nada lhe poderá ser acrescentado ou modificado. Se houverengano, o secretário escreverá a expressão “digo”, retificando o pensamento. Se o engano for notado no final da ata, escrever-se- á a expressão — “Em tempo: Onde se lê..., leia-se...”.

Nas atas,os números devem ser escritos por extenso, evitando-se também as abreviações. As atas são redigidas sem se deixarem espaços ou parágrafos. a fim de se evitarem acréscimos. O tempo verbalpreferencialmente utilizado na ata é o pretérito perfeito do indicativo.
Quanto à assinatura, deverão fazê-lo todas as pessoas presentes ou, quando deliberado, apenas o presidente e o secretário. Permite-setambém a transcrição da ata em folhas digitadas, desde que as mesmas sejam convenientemente arquivadas, impossibilitando fraude. Em casos muito especiais, usam-se formulários já impressos, como os dasseções eleitorais.

Atestado

Atestado é o documento firmado por uma pessoa favor de outra, atestando a verdade a respeito de determinado fato. As repartições públicas, em razão de sua natureza, fornecematestados e não declarações. O atestado difere da certidão, porque, enquanto esta prova fatos permanentes, aquele se refere a fatos transitórios.

Circular

Circular é o meio de correspondênciapelo qual alguém se dirige, ao mesmo tempo, a várias repartições ou pessoas. e, portanto, correspondência multidirecional na circular, não consta destinatário, pois ela não é unidirecional e o...