Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1278 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Você concorda com que o empreendedorismo é uma faceta de personalidade em boa parte embutida no “DNA” de uma pessoa, mais do que uma disciplina “aprendida na escola”?
Segundo o autor, é bem possível que as características empreendedoras possam estar ligadas fortemente à questão genética, inata da personalidade do indivíduo. Isso se daria ao fato de muitos estudiosos não concluírem de formacabal e certa se o aprendizado e o treinamento podem fazer um empreendedor de sucesso. Penso que, na realidade, existem aspectos complementares nesta questão. O empreendedor, por suas características de motivação, inovação, conhecimento de mercado, inteligência e atitude corajosa, é, de certa forma, alcançada por uma mistura de personalidade inata, experiência de vida e conhecimento técnico. O graudessas habilidades e o equilíbrio entre elas é que possibilita um empreendedor de sucesso. Portanto a falta do fator genético da personalidade é capaz de desequilibrar esta “balança” tornado muitas vezes impraticável a atividade empreendedora, que é tão difícil e seletiva.
2. Se você concorda, que características de personalidade distinguem um empreendedor de um gestor competente? Um início devida difícil é um estímulo importante para revelar capacidade empreendedora? Ou pessoas com boa posição social e boa formação educacional, nascidas em famílias não proprietárias de negócios, podem se revelar bons empreendedores? Procure exemplos de empreendedorismo iniciador de empresas de sucesso em pessoas de várias origens e formações.
O gestor competente, além de todas as habilidades econhecimentos necessários ao desempenho de suas funções, é necessário que possua características empreendedoras, sobretudo do intra-empreendedorismo para alcançar os objetivos da empresa. Penso que a personalidade empreendedora é fundamental em ambos os casos, contudo aumenta a necessidade de profissionalização à medida que a empresa se desenvolve e cresce.
O início de vida difícil pode ser um aspectointeressante para a construção da personalidade empreendedora, ainda mais quando a questão genética e educação familiar favorecem, mas este fato isolado, penso, não determina a capacidade empreendedora.
Ayrton Senna da Silva é um exemplo que personalidade empreendedora. Tendo bom ambiente familiar, facilidade material desde a infância e tendo o pai proprietário de negócios, Ayrton é exemplo deatitude, motivação, inovação, inteligência e conhecimento empreendedor. Não obstante as dificuldades naturais de um esportista de ponta, soube analisar seu ambiente externo e com os recursos financeiros próprios gerenciar uma empresa com grande competência, mostrando ser um empreendedor de sucesso.
3. É possível para um empreendedor tornar-se um competente gestor dos empreendimentos que inicia ou érecomendável que o empreendedor se cerque de gestores profissionais desde logo? Segundas e terceiras gerações de empreendedores de sucesso podem se tornar administradores de negócio competentes e manter o espírito empreendedor eventualmente “herdado”?
Sim é possível um empreendedor tornar-se um competente gestor, mas esta mudança não será fácil. A profissionalização é fundamental no crescimento daempresa, o empreendedor “fundador” não está “proibido” de mudar, aprender e se modificar. Contudo esta mudança é muito complicada, pois requer mais tempo e mais dedicação a tarefas e aprendizados que normalmente o empreendedor não dispõe. Seria necessário que este utilizasse o tempo de forma diferente, não se dedicando exclusivamente à ação exclusivamente empreendedora e sim ao conhecimento degestão e a aplicação de técnicas administrativas.
Segunda e terceiras gerações podem sim se tornar administradores competentes, mas nada garante a atitude empreendedora. Como anteriormente exposto, penso que esta atitude se deve a equilíbrio de fatores e o pai pode não necessariamente transmitir tais características genéticas, ou até mesmo se a característica empreendedora do genitar estiver mais...
tracking img