Documento14

531 palavras 3 páginas
Teoria da Equidade (Exercício citado no final do slide)
Os empregados comparam seus esforços e recompensas com os esforços e recompensas de outros empregados e estas comparações afetam seu nível motivacional.
Ex.: Uma empresa define uma meta onde os funcionários devem atingir o valor “X” em vendas, para receberem uma recompensa monetária além do seu salário. Se apenas dois funcionários atingem a meta, o correto então é que os dois funcionários recebam o mesmo valor da recompensa. Porém se o funcionário 1 que bateu a meta, receber um valor menor que o funcionário 2 que também bateu a meta, o mesmo se sentirá injustiçado.
A percepção da iniquidade pode ocorrer em várias situações: definição de funções, as promoções, as transferências, os elogios públicos, e principalmente nos salários e outras compensações monetárias. É importante que os gestores não esqueçam que uma iniquidade sem importância no seu ponto de vista, pode ser considerada uma a grande injustiça para aqueles que são afetados diretamente.
Dentre as teorias da Motivação estudadas, quais você considera mais próxima da Teoria da Expectativa?
Na Teoria da Equidade e na Teoria das necessidades encontramos aspectos semelhantes a Teoria das expectativas como por exemplo:
Na teoria da equidade se o indivíduo notar que o seu esforço não vale, ou não foi recompensado corretamente ele fica desmotivado. E se for o contrário ele permanece motivado e disposto a continuar. Na teoria da expectativa ocorre o mesmo, pois compensação é um dos fatores que influência e também pode ser considerada positiva, ou negativa.
Já quando falamos da teoria das necessidades de McClenlland, lembramos que existem 3 necessidades motivacionais: necessidade de realização, afiliação e poder. Para cada pessoa uma necessidade é mais dominante do que as outras duas, e isso que irá determinar o valor que ela tem para cada indivíduo. Assim também como na teoria das expectativas que diz que os indivíduos têm necessidades, desejos e

Relacionados

  • Resumo e Resenha
    3469 palavras | 14 páginas
  • Projecto Curso de Pais
    9801 palavras | 40 páginas
  • MORRO DO CASTELO
    64224 palavras | 257 páginas
  • DIREITO CIVIL Washington de Barros Monteiro Curso de Direito Civil Direitos das Obrigacoes Parte vol 4 2003
    133929 palavras | 536 páginas