Documento de araxa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (824 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

Centro de Educação a Distância
Universidade Anhanguera – Uniderp

















Leitura e os Sentidos do Texto



Professor: Dr. Luiz Roberto WagnerDiani Malaggi Saldanha – RA: 383219

Eliete Lima Paes – RA: 379128

Kelly Glaucianne da Costa Silva – RA: 383225

Maria Isabel Melo Vieira RA: 386121Mônica Ilis da Silva Vargas – RA: 350852












Campo Grande - MS
2012

GÊNEROS TEXTUAIS

A definição para gênero textual, principalmente, no âmbito acadêmico, se mostra umagrande incógnita. Tal dificuldade se deve as muitas divergências existentes entre os grandes linguistas e estudiosos dessa área. Além dessa premissa, o número de gêneros textuais, já identificados, émuito elevado, como afirma Luiz Antônio Marcuschi:

Sendo os gêneros fenômenos sócio-históricos e culturalmente sensíveis, não há como fazer uma lista fechada de todos os gêneros.Existem estudos feitos por lingüistas alemães que chegaram a nomear mais de 4000 gêneros, o que à primeira vista parece um exagero [...] (MARCUSCHI, 2009, p. 6).


Contudo, mesmo existindo umainfinidade de gêneros textuais, nos deparamos, em nosso cotidiano, mais frequentemente com alguns deles que, com o passar do tempo tornam-se de fácil identificação. Muitos conseguem identificar edistinguir, facilmente, um anúncio de um e-mail ou mesmo de um horóscopo, romance, entrevistas. Cada gênero textual possui características singulares que podem se assemelhar, ou não com outros gêneros.Baseando-nos nessa observação, foi realizada uma pesquisa na revista Veja, de edição nº 2273, de circulação nacional, nesta encontramos variados gêneros textuais, do qual foram elencados seis, queseguem: resenha crítica, entrevista, editorial, anúncio, artigo de opinião e notícia.
A revista na sua primeira folha traz uma resenha sobre como foi a Eco 92 ate chegarmos a Rio+20, e leva...
tracking img