Dock

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2609 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A história das docklands inicia em 1835, quando um certo John Batman chega em Melbourne e constrói a primeira casa nos arredores do que hoje são as docklands. A partir daí, o crescimento em torno das docklands passa por muitas fases. O local foi o berço de indústrias das cidades. Como o número de indústrias crescia vertiginosamente, as docklands viraram o ponto de partida de muitos navios,escoando de maneira facilitada a produção das indústrias lá instaladas.
Com a evolução das cidades e dos navios, as docklands se tornaram pequenas para receber os grandes navios de cargas e nos anos 70 esta área foi esquecida e abandonada.
-------------------------------------------------
No início dos anos 90 o governo estadual de Victoria decidiu utilizar a área e revitalizar o local. Começa entãoum grande projeto para ocupar a área da maneira mais útil possível, trazendo lazer e locais aprazíveis para a população.

Docklands é uma das áreas de maior desenvolvimento em Londres atualmente. Um centro financeiro mundial, com arranha-céus crescendo rapidamente e grandes obras de infraestrutura, ja foi uma região de charcos e plantação de milho.
Do Porto de Londres navios partiram praexpedições na América por volta de 1500 e já no século 19 chegou a ser a maior área portuária do mundo indo desde St Katharine's Dock, perto da Torre de Londres, até Barking.  Tendo como fator importante o vento vindo do sudoeste, a instalação de fábricas alí era ideal pois toda fumaça era carregada em direção oposta ao centro da cidade. 
Durante a Segunda Guerra Mundial a região de Docklands foi muitobombadeada deixando 10 mil pessoas desabrigadas, porém o porto continuou em grande atividade até meados da década de 60. A partir de então começou a decadência, fabricas e armazéns fecharam as portas e empregos foram perdidos. Já em 1980 foi declarado o início do processo de regeneração onde projetos de revitalização urbana, estímulos para atividades econômicas e melhor qualidade de vida parapessoas estavam nos planos do governo inglês. Em 1987 foi implantada a Docklands Light Railway, um trem controlado por computador, logo depois o London City Airport aberto e um gigantesco complexo de edifícios comerciais em Canary Wharf teve suas obras iniciadas. Fato é que o número de pessoas trabalhando na região cresceu de 7 pra 42 mil entre 1993 a 2002. 
Hoje Docklands e toda região leste deLondres esta se revelando um ótimo lugar para morar e trabalhar - e por sinal, é onde eu moro. 
-------------------------------------------------

O Docklands, uma grande área ao longo da frente ribeirinha Tâmisa no extremo leste de Londres, foi o lar de porto mais movimentado do mundo. 
Na década de 1960, após a construção da Thames Barrier - Uma barreira tempestade - e um porto de contentoresmoderno em Tilbury, atividade na área chegou a um impasse.Os cais e armazéns muitas caiu em decadência.

London Docklands Development Corporation
Em 1981, o governo de Margaret Thatcher, fundou o London Docklands Development Corporation. Sua finalidade era a revitalização de algumas 2100ha de docas (8 km ²). 
O primeiro grande plano de desenvolvimento privado, o Canary Wharf projeto, foi lançadoem meados dos anos 1980. O canadense desenvolvedor Olympia & York comprou o projeto e começou a construção em 1988 do que se tornaria o coração da reconstrução Docklands.
-------------------------------------------------

Docklands, vista de Greenwich Park, Londres
Foto Tom k&e [Wikimedia Commons]

As seculares áreas portuárias das grandes cidades européias e norte-americanas
sedeterioram nos anos 60 e 70, processo induzido pelo progresso tecnológico, em especial pela transformação do modal de transporte de carga marítima. A adoção crescente, a partir dos anos 60, do container para armazenagem e translado de carga – que viria a se tornar universal em poucos anos – abriu a possibilidade de utilização de navios cada vez maiores. A “revolução dos conteiners” foi muito...
tracking img