Doc silasta

5503 palavras 23 páginas
1. Património Genético
1.1 Transmissão de Características Hereditárias
A genética é uma ciência jovem, iniciada nos primórdios do séc. XX, altura em que foram redescobertas as leis da hereditariedade, estabelecidas por Gregor Mendel. Os estudos que Mendel desenvolveu sobre a transmissão das características foram realizados em ervilheiras. Mendel escolheu estas plantas porque elas reuniam um conjunto de características que se adequavam ao trabalho que ele pretendia desenvolver:
. Apresentavam um conjunto de características discretas, isto é, bem diferenciadas e constantes.
. Cultivavam-se facilmente, originando várias gerações, com um elevado número de descendentes, num curto intervalo de tempo.
. As flores possuem estames (órgão sexual masculino) e carpelos (órgão sexual feminino), permitindo a autopolinização
. A fecundação pode ser realizada de forma controlada, isto é, pode efectuar-se polinização cruzada.
Para se realizar polinização cruzada, removem-se os estames numa fase em que ainda não são capazes de produzir grãos de pólen e, posteriormente, fertiliza-se essa planta com o pólen proveniente de outra planta escolhida.
Mendel teve o cuidado de utilizar linhas puras, isto é, plantas que, quando autopolinizadas, originam uma descendência igual entre si e igual aos seus progenitores (relativamente a uma determinada característica). Para obter linhas puras, Mendel cruzava ervilheiras idênticas em relação a uma determinada característica, durante verias gerações e eliminava sucessivamente aquelas que surgiam com uma variação dessa característica, diferente daquela que ele pretendia obter. Fig. Características analisadas por Mendel
Experiências de monoibridismo e segregação factorial Após a obtenção de linhas puras, Mendel efectuou cruzamentos parentais, isto é, cruzamentos entre indivíduos de linhas puras mas em que cada indivíduo, envolvido no cruzamento, apresentava uma forma antagónica para a característica em estudo.
Mendel começou por

Relacionados