Do luto a luta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (551 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Faculdade de Educação
Práticas Pedagógicas da Educação Inclusiva

Documentário: Do luto à luta

Thainá Ribeiro Zuquim - 201010091311
O documentário "Doluto à luta", fala não apenas das dificuldades das pessoas com a síndrome, mas também de como é possível que elas se adaptem à sociedade e levem uma vida praticamente normal. Para provar isso, odocumentário mostra exemplos reais, como jovens que se casam, estudam e trabalham.
Os portadores da Síndrome de Down têm uma má-formação genética, que acarreta problemas físicos e mentais. Odocumentário, porém, prova que uma adaptação saudável do indivíduo depende mais da sociedade do que do portador da síndrome.
O documentário mostra que a primeira grande dificuldade enfrentada pela criança comSíndrome de Down é a aceitação dos pais e consequentemente da família inteira. Os pais se decepcionam diante do nascimento do filho, pois a espera era de uma criança “normal” e não de uma criançaportadora de uma deficiência. Eles se questionam de como irão lidar com ela e apresentá-la a família. Apesar dessa decepção, as atitudes receosas dos pais tendem a ser revertidas em maior afeto quandocomeçam os primeiros cuidados com o recém-nascido. É nesse momento em que todos os proconcetios são esquecidos e os genitores percebem a necessidade de união familiar. A compreensão de vida desses familiaresé modificada, uma vez que essas crianças não são mais vistas como um fardo, mas sim uma lição de vida.
Parte dessa rejeição inicial dos pais em relação às crianças com Down deve-se a atitudemédica perante a doença. Muitos profissionais não sabem como lidar com estas circunstâncias e agem deforma inadequada, não respeitando o sentimento dos pais e familiares. Os profissionais também pecam com afalta de sensibilidade para informar o diagnóstico do paciente. Assim, muitos médicos falam diretamente para os pais que a criança é portadora da Síndrome de Down e logo após comentam sobre as...
tracking img