Dns bind

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (391 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Acredito que um dos grandes responsáveis pela propagação do uso da Internet tenha sido o DNS, este cara torna a vida mais cômoda para os usuários da rede mundial de computadores, basicamente eleevita que o usuário tenha de decorar o endereço válido de um site para poder acessá-lo, pois para este é muito mais prático digitar www.vivaolinux.com.br do que 72.51.46.57 no seu navegador.

A estaaltura considero que já saibam o que é um domínio, pois bem, estes domínios são estruturados na Internet em forma de árvore, de forma que a raiz é ".".

Cada domínio tem seus registros de recursos,recursos como endereços IP, serviço de e-mails e a própria resolução de nomes. Os principais registros de recursos são:
A (address) - Armazena o endereço IP associado a um nome.
NS (Name Server) -Indica um servidor de nome autorizado para um domínio.
SOA (Start of Authority) - Contém propriedades Básicas do domínio e da zona do domínio.
PTR (Pointer) - Contém o nome real do host a que o IPpertence.
MX (Mail Exchanger) - Especifica um servidor de e-mail para a zona.
CNAME - Especifica nomes alternativos.

Não quero me deter aqui nos detalhes de como os resolver's fazem a pesquisaatravés da árvore de domínios para dizerem que www.vivaolinux.com.br significa 72.51.46.57. Por enquanto quero dizer que estes programas existem e fazem exatamente isto, mas o que retorna para um resolverquando ele faz um pesquisa pelo IP de um domínio é mais do que o IP, também retornam os recursos disponíveis neste domínio. O utilitário dig pode nos demonstrar este retorno, analise a saída doscomandos:

$ dig @e.root-servers.net www.vivaolinux.com.br +norec
$ dig 200.160.0.10 www.vivaolinux.com.br +norec

Pode se perceber que na saída do primeiro comando recebi a informação de quaisservidores tem autoridade sobre a zona deste domínio "AUTHORITY SECTION". Fazendo a mesma pergunta para um destes servidores ele me retorna em "ANSWER SECTION" os recursos disponíveis neste domínio e...
tracking img