DMPL

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1519 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
DMPL e a Lei nº. 11.638/2007

Demonstrações Contábeis - Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL) em face da Lei nº 11.638/2007
Dentre as demonstrações obrigatórias a todas as pessoas jurídicas tributadas com base no lucro real, temos a Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA), conforme preconiza o RIR/1999 art. 274.
No âmbito da legislação societária, a suaelaboração está restrita as sociedades por ações, quer sejam companhias abertas ou fechadas, conforme determina o inciso II, do art. 176, da Lei nº 6.404/1976 (Lei das S/A).
Todavia, o § 2º do art. 186 da Lei das S/A autoriza a inclusão da DLPA na Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL), quando esta for elaborada e publicada pela companhia.
Desse modo, temos que as empresas queelaborarem a DMPL estão dispensadas de apresentar em separado a DLPA, uma vez que esta, obrigatoriamente, estará incluída naquela.
Com a publicação da Lei nº 11.638/2007, foram feitas diversas alterações na Lei nº 6.404/1976. Dentre elas, a extinção da conta Lucros Acumulados.
Isso se deu por conta da nova redação dada ao inciso "d" do § 2º do art. da Lei nº 6.404/1976 que, simplesmente, suprimiu afigura dos lucros acumulados, mas manteve, expressamente, a figura dos prejuízos acumulados.
O referido dispositivo passou a ter a seguinte redação:
"[§ 2º No passivo, as contas serão classificadas nos seguintes grupos:...]
d) Patrimônio líquido, dividido em capital social, reserva de capital, ajustes de avaliação patrimonial, reservas de lucros, ações em tesouraria e prejuízos acumulados.
Essefato, sem dúvida nenhuma, interfere na elaboração da DMPL, da mesma forma que afeta a elaboração da DLPA.
Essa conta (Lucros Acumulados) pode até existir. O que não pode, efetivamente, é a manutenção de eventual saldo de um ano para outro. Na prática, o eventual saldo dessa conta deverá receber destino apropriado (exemplos: Reservas de Lucros, Lucros a Distribuir, Reserva para Aumento de Capitaletc).
Para os lucros apurados a partir do encerramento de 2008, recomenda-se a utilização de conta "transitória", no Patrimônio Líquido, para recepcionar o resultado positivo do exercício.
A título de sugestão, a conta poderá denominar-se "Lucro do Exercício" (ou, até mesmo, Lucros Acumulados). Em seguida, essa conta deverá ser debitada, tendo como contrapartida as contas para as quais foramdestinadas o lucro apurado.
No que tange a DMPL, deve-se ficar atento para o fato de que em relação aos exercícios encerrados partir de 2008, a primeira linha dessa demonstração (saldo inicial), relativamente aos lucros acumulados, poderá ter saldo (que corresponderá aquele do exercício anterior, no caso de 2008 será o saldo de 31.12.2007).
No decorrer de 2008, tal saldo mais o eventual lucro apuradoem 2008 deverão receber destinação. Deste modo, não mais existe a possibilidade de haver saldo positivo (lucro) nessa linha ao final do exercício social, relativamente a Lucros Acumulados. Portanto, já a partir de 2008, o saldo será "zero" ou prejuízo.
Tratando-se de empresa que possui investimentos avaliados pelo Método da Equivalência Patrimonial (MEP), é importante que sua(s) coligada(s) e/oucontrolada(s) elabore(m) a DMPL porque isso tornará bem mais simples o trabalho de apuração do resultado da equivalência patrimonial.
Para a elaboração da demonstração deve partir dos razonetes contábeis de todas as contas que integram o Patrimônio Líquido, dos quais serão extraídos:

a) os saldos no encerramento do balanço do exercício anterior;

b) os acréscimos e as diminuições dossaldos; e

c) os saldos no encerramento do exercício ao qual a demonstração se refere.

Fonte: Newsletter Boletim IOB - Edição nº. 372









DMPL SEGUNDO A LEI 6.404/76

A DMPL está prevista no §2º do art. 186 da Lei nº 6.404/76.
§2º A DLPA deverá indicar o montante do dividendo por ação do capital social e poderá ser incluída na DMPL, se elaborada e publicada pela companhia....
tracking img