Dmpl

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4388 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Demonstração das mutações do patrimônio liquido 1-introdução. As demonstrações das mutações do patrimônio líquido têm por finalidade apresentar as alterações que ocorreram em determinado exercício no patrimônio líquido da empresa, entre as principais alterações podemos destacar, a destinação dosresultados do período, integralização do capital e o aumento ou a diminuição das reservas da empresa. Sua elaboração é facultativa e, de acordo com o artigo 186, parágrafo 2º, da Lei das S/A, a Demonstrações de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA) poderá ser incluída nesta demonstração. É uma demonstração contábil, destinada a evidenciar, num determinado período, a movimentação das contas queintegram o patrimônio da Entidade. Sua apresentação nao e obrigatoria, porem a CVM- comissão de valores imobiliários por meio da instrução n.59/86, a tornou obrigatória para empresas de capital aberto. Empresa de Capital Aberto é uma sociedade anõnima cujo capital social é formado por –ações títulos que representam partes ideais - livremente negociadas no mercado sem necessidade deescrituração pública de propriedade (por parte da pessoa física compradora). Assim, as pessoas compradoras das ações são proprietárias apenas de uma parte ideal da empresa e respondem por dívidas assumidas pelo corpo diretivo da empresa, o Conselho de Administração e os gerentes executivos ou diretores, os membros da Diretoria Executiva, apenas e tão somente em função do valor monetário da parteideal quantificada pelas ações sob sua posse. A diferença entre empresas de capital fechado e aberto de tamanhos semelhantes é apenas contábil, escolhida pelos proprietários da empresa de acordo com seus interesses. Na grande maioria das empresas um ou dois sócios controlam a maioria do capital da empresa e, a parte à contabilidade mais rigorosa, a gerenciam como uma empresa de capital efetivamentefechado. De acordo com o artigo 186, parágrafo 2º, da Lei das S/A, a Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA) poderá ser incluída nesta demonstração.
DMPL trata-se de uma demonstração mais completa e abrangente, já que evidencia a movimentação de todas as contas do patrimônio líquido durante o exercício social, inclusive a formação e utilização das reservas nãoderivadas do lucro. Essa demonstração é muito mais abrangente do que a Demonstração Lucros ou prejuízo Acumulados, pois demonstra de forma mais detalhada toda a movimentação ocorrida durante o exercício nas contas do Patrimônio Líquido.
Fica claro, então, que, excetuando-se as companhias de capital aberto, para as quais a apresentação dessa demonstração é obrigatória, asdemais empresas a apresentarão opcionalmente. No caso de empresa optar por apresentar essa demonstração, a Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados não será apresentado, desde que as informações que a compõem sejam incluídas na DMPL. A demonstração das mutações no patrimônio liquido discriminara: a) os saldos no início do período; b) os ajustesde exercícios anteriores; c) as reversões e transferências de reservas e lucros; d) os aumentos de capital discriminando sua natureza; e) a redução de capital; f) as destinações do lucro líquido do período; g) as reavaliações de ativos e sua realização, líquida do efeito dos impostos correspondentes; h) o resultado líquido do período; i) ascompensações de prejuízos; j) os lucros distribuídos; l) os saldos no final do período. Sua Ulitidade. A DMPL é um demonstrativo de muita utilidade uma vez que fornece toda a movimentação ocorrida durante o exercício nas diversas contas que fazem parte do Patrimônio Líquido. Faz clara...
tracking img