dJGustavoRocha

747 palavras 3 páginas
Quadro negro

O quadro negro surgiu século XVI, na França, durante o período em que Igreja lutava para reconquistar o povo das cidades, que estava em forte e contínua descristianização. Foi iniciada, então, uma grande revolução didática, pensando em uma escola na qual se pudesse aprender a escrever e a se servir da leitura de maneira prática e econômica. O uso do papel, da pena de ganso e da tinta eram instrumentos caros e delicados de manipular. Além disso, os grupos de estudo eram formados por mais de cem alunos. Foi então que os freis cristãos inventaram um instrumento do qual nós ainda utilizamos: o quadro-negro.
Fonte: Revista Educação. Disponível em: http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/ index.php/reveducacao/article/view/657/468
Do quadro negro ao Tablet

Projetor de slide (1950)

O projetor de slides é um aparelho utilizado para projetar fotos em transparência emolduradas chamadas de slides ou em diapositivos em uma tela ou parede. O equipamento utiliza uma fonte de luz que projeta sua imagem na tela. O aparelho ganhou popularidade entre 1950 e 1975, os primeiros equipamentos eram todos acionados manualmente e apenas alguns anos depois surgiram os controles ligados por fio no aparelho. A reprodução de imagens chegou a ser vista como uma ameaça ao ensino tradicional com livros didáticos.

Mimeógrafo (1960)

O Mimeógrafo foi patenteado por Thomas Edison em 1887. O equipamento simplificou muito o processo de impressão. Ainda que produzisse pequenas tiragens e com pouca qualidade, a reprodução feita com o mimeógrafo era muito mais fácil do que das máquinas de tipografia.
Alguns probleminhas que ocorriam ao produzir uma cópia com mimeógrafo: como a máquina era muito utilizada em escolas, não raramente professores poderiam aparecer com mãos ou roupas manchados do carbono, depois de produzir as cópias para seus alunos. As folhas do carbono gastavam e por isso as últimas cópias poderiam ficar ilegíveis. Antes de rdar era importante

Relacionados