dizerso

3071 palavras 13 páginas
ÍNDICE
1. INTRODUÇÃO 1
1.1. Contextualização 1
1.2. Justificativa 2
1.3. Delimitação da Pesquisa 2
1.4. Problema de Pesquisa 2
1.5. Hipóteses 3
1.6. Objectivos 3
2. METODOLOGIA DE PESQUISA 4
3. ENQUADRAMENTO TEÓRICO 6
3.1. Contabilidade 6
3.2. Contabilidade de custos 7
3.3. A Contabilidade de Custos como Instrumento de Gestão 9
3.4. A Micro e Pequena Empresa 9
4. CRONOGRAMA DAS ACTIVIDADES 11
5. ORÇAMENTO 12
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13

1. INTRODUÇÃO
1.1. Contextualização
A informação é vista como o meio pelo qual maior parte das decisões da vida actual são tomadas. Olhando para a esfera empresarial é impensável não se falar de informação, pois sem ela dificilmente pode-se conhecer as condições económicas e financeiras de uma entidade bem como, que estratégias esta deve definir com vista a viabilizar o seu sucesso empresarial.
Desta forma, a contabilidade como um sistema de informação para a gestão desempenha um papel preponderante para a obtenção de informações úteis para a gestão dos recursos disponíveis numa entidade. Seu carácter instrumental facilita aos utilizadores de informação por ela produzida na redução de esforços e aumento de confiança ao tomarem decisões. Contribuindo desta forma para o alcance de metas e objectivos por eles (os utilizadores) definidos.
Este trabalho corresponde ao desenvolvimento de uma pesquisa que irá investigar a importância da Contabilidade para as empresas de pequeno porte, mostrando a necessidade de se ter acesso a informações úteis que possibilitem ao gestor administrar seu negócio de maneira eficiente.
É objectivo deste trabalho demonstrar a importância da Contabilidade como instrumento de apoio na gestão dos negócios para os empresários de pequeno porte. Para ilustrar o tema proposto, serão feitas algumas reflexões sobre, a história da Contabilidade, a informação como recurso eficiente e útil na gestão e sobre algumas ferramentas da Contabilidade de Gestão que são de extrema importância no

Relacionados

  • Falsos cognatos
    894 palavras | 4 páginas
  • História Volkswagen
    3973 palavras | 16 páginas