Divorcio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1954 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Artigo sobre Divorcio
Titulo: A crise nos relacionamentos contemporâneos: As consequências do divorcio na vida psicológica e os sintomas psicossomáticos causados pelo divorcio.
Definição de Divorcio: “Divórcio é a dissolução do casamento válido, ou seja, a extinção do vinculo matrimonial que se opera mediante sentença judicial, habilitando as pessoas a convolar novas núpcias”. (site daUniversidade Publica)
O divórcio (do latim divortium, derivado de divertĕre, "separar-se") é o rompimento legal e definitivo do vínculo de casamento civil. É uma das três maneiras de dissolver um casamento, além da morte de um dos cônjuges. (Wikipedia)
Sempre questiono porque o ser humano e tao dificil de se relacionar com o outro, principalmente o homem e a mulher e essas minhas indagaçoes me darmotivos para pesquisar sobre o tema; todo este campo de relacionamento conjugal me chama muito atençao, as diferenças de cada ser e a dificuldade nos relacionamentos, enfim, desejo realizar uma pesquisa minunciosa na area psicologica e tambem os sintomas fisicos; doenças psicossomaticas que refletem no individuo que passa por esta experiencia.
Segundo psicóloga Marisa Sanabria, autora de livros como“Crônicas para o Desapego”, lembra que o perfil da mulher atual, com sua inserção cada vez maior no mercado de trabalho, a independência financeira e o adiamento da maternidade, contribui para a dissolução do matrimônio, mas isso não é suficiente. “Nós vivemos numa sociedade contemporânea, que cultiva o individualismo, e qualquer relação necessita de alguma renúncia. O mundo prega que não temos querenunciar a nada. É uma forma infantilizada e imatura. Achamos também que as relações se constroem magicamente. Uma relação exige esforço e trabalho de ambas as partes”, afirma.
Embora a sociedade machista e patriarcal atribua à mulher o fim de uma relação conjugal, é o sexo feminino quem mais sofre com o rompimento, destaca Sanabria. “Para nossa sociedade, um casamento bem-sucedido éresponsabilidade da mulher. Está dito nas entrelinhas que a mulher é quem segura o casamento. O fracasso é cobrado dela. Procuram saber o que ela fez de errado, o que deixou de fazer, onde estavam as dificuldades dela e não as dele. Tanto que é muito mais fácil o homem se refazer e encontrar outra pessoa. A mulher não”.
 
Responsabilidades
Para Sanabria, homens e mulheres encaram seus papéis diante de umapossível separação de maneiras muito distintas. “A mulher se pergunta constantemente sobre sua responsabilidade e se culpa. O homem dificilmente faz isso. E muitos costumam dizer ‘ela era uma mulher difícil’. Eles não procuram saber qual é o seu papel e o seu protagonismo na relação. Temos que parar de pensar que o fato de o homem querer casar já um prêmio para a mulher. Não é bem assim. Umarelação se constrói a dois”.
Há esperança de mudança no comportamento masculino. “Muitos estudos propõem o fim da educação sexista, em que meninas só podem brincar de boneca e meninos, de bola. Só assim poderemos mostrar que o protagonismo é assumido a dois. As crianças ainda são educadas como se estivéssemos no século XVI.”
A esperança está só no homem do futuro? E o homem do presente (maridos, noivose namorados)? A psicoterapeuta responde à pergunta carregada de preocupação.  “Eles precisam ser mais reflexivos sobre o que a mulher representa em sua vida e sobre o que eles não dão conta. Os homens precisam perder o medo do afeto.”
Com renúncia e cada um assumindo sua responsabilidade, evitar o divórcio é possível para alguns, mas pode ser também a única saída para outros casais. É o fim deuma relação, não da vida. “Um dos passos para superarmos o divórcio é entendermos que somos pessoas com possibilidades de reconstrução. A vida emocional e psíquica não é definitiva. É uma construção constante e dinâmica. Nós nos reconstruímos sempre de qualquer perda na vida. Depende de cada um. Não se pode terminar um casamento e passar os próximos anos da vida pensando em como se vingar do...
tracking img