Diversos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 59 (14611 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudando: Treinamento e Desenvolvimento
Escolher LiçõesFecharImprimir
Conceituação de Treinamento e Desenvolvimento e suas Diferenças
A conceituação dos termos “treinamento” e “desenvolvimento” é muito complexa, fazendo com que haja muitas posições de autores sobre o tema.
Walther (apud LOUREIRO, 1997) argumenta que treinamento é a adaptação do nosso organismo a certas condiçõesparticulares de funcionamento, considerando-o, ao mesmo tempo, mecânico, fisiológico e psicológico, pois é uma necessidade iniludível, para o adequado rendimento do trabalho. Treinamento é um ato intencional de fornecer os meios para possibilitar a aprendizagem.
Segundo Chiavenato (1987), o treinamento é um processo educacional que é aplicado de forma sistemática e organizada, através do qual as pessoasaprendem conhecimentos, atitudes e habilidade em função de objetivos definidos.
Chiavenatto (1988), afirma ainda que treinamento é a educação profissional que prepara o homem para um cargo ou função.
Segundo Pontual (apud BASTOS, 1991), a educação dirige-se ao homem na sua totalidade, enquanto o treinamento volta-se para a situação do trabalho.
Para Joder (apud LOUREIRO, 1997), é um meio paradesenvolver a força de trabalho dentro dos cargos particulares.
De acordo com Stoner (1985), o treinamento visa a melhorar as qualificações no trabalho. Na visão de Flippo (1978), seu argumento é de que treinamento é o ato de aumentar o conhecimento e perícia de um colaborador para o desempenho de um determinado cargo ou trabalho. Goldstein (1991), define treinamento como a aquisição sistemáticade atitudes, conceitos, conhecimentos, regras ou habilidades, que resulta em melhoria do desempenho do trabalho.
Torpey (apud LOUREIRO, 1997), coloca que no ambiente de trabalho, não existe a alternativa entre treinar e não treinar, pois algumtreinamento, ao menos de caráter informal, tem lugar necessariamente, mesmo quando nenhum plano tenha sido formulado para a transmissão de conhecimentos. Naausência de algum tipo de treinamento, o meio de trabalho é freqüentemente caracterizado por alta incidência de acidentes, desperdício excessivo, ineficiência, erros, elevada taxa de absenteísmo, queixas e descontentamento inadequada das capacidades individuais.
Nas palavras de Minicucci (1978), treinamento é um esforço planejado, organizado, especialmente projetado para auxiliar os indivíduosa desenvolverem suas capacidades.
Beach (apud LOUREIRO, 1997) conceitua treinamento como o procedimento organizado pelo qual as pessoas adquirem conhecimentos e/ou habilidade para um propósito definido, tendo como objetivo fazer com que os treinandos adquiram habilidades, conhecimentos ou atitudes para solução de problemas na situação de trabalho.
Segundo Warren (apud LOUREIRO, 1997), as açõesde treinamento contribuem para o desenvolvimento de pessoal da mesma maneira que os sistemas de comunicação, as campanhas de motivação e as políticas da organização, os quais são usados pela organização para mudar o comportamento de alguns de seus membros. Este autor estabelece as diferenças básicas entre treinamento e desenvolvimento, conforme descrito a seguir.
• o treinamento lida comnecessidades decorrentes, enquanto que o desenvolvimento lida com necessidades previsíveis.
• treinamento é orientado para o cargo, enquanto que o desenvolvimento é orientado para o indivíduo.
• treinamento lida usualmente com requisitos de tarefas específicas, enquanto que o desenvolvimento lida com necessidades organizacionais ou com tarefas complexas.
Stahl (1962 apud LOUREIRO, 1997) utiliza osdois termos como sinônimos, quando afirma que em qualquer política de pessoal o desenvolvimento e o treinamento são obrigados a ocuparem um lugar de destaque, sendo um aspecto essencial da direção do esforço humano e, como tal, é mais efetivo quando planejado, sistematizado e avaliado.
Segundo Macian (1987):
1. O processo de treinamento só será legítimo na medida em que atue como instrumento de...
tracking img