Diversos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (536 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fordismo – A Produção Em Massa 
          Ao citar Henry Ford e a produção em massa, o autor parte do surgimento do conceito de produção, deixando claro que a sua evolução está diretamente ligada aodesenvolvimento do pensamento gerencial e das escolas administrativas, e também sobre a introdução dos conceitos de produções na concepção de Ford, enfatizando o fato de que ele conseguira bonsresultados com isso, como por exemplo, reduzir dramaticamente os custos e melhorar substancialmente a qualidade dos produtos da fábrica. O conceito-chave da produção em massa não é a ideia de linhacontínua, como muitos pensam, mas a completa e consistente intercambialidade de partes e a simplicidade de montagem.
          As mudanças implantadas permitiram reduzir o esforço humano na montagem, aumentara produtividade e diminuir os custos proporcionalmente à elevação do volume produzido, e como se isso não bastasse, os carros produzidos por este sistema Fordista foram projetados para uma facilidadede operação e manutenção sem precedentes na indústria. Esta incrível combinação de vantagens competitivas elevou Ford à condição de maior indústria automobilística do mundo e virtualmente sepultou aprodução manual.

"Um aspecto complicador do uso da imagem de organizações como organismos é o pressuposto implícito da utilização de um modelo discreto, no qual as espécies e suas características sãobem definidas. As organizações, por sua vez, tendem a ter características com variação contínua."    
     

Henri Ford

Toyotismo – Ascensão da Produção Flexível
          O que realmente pode serdefinido como uma "produção flexível"? Esqueça o conceito de produção em massa apresentado pelo sistema Fordista, pois a concepção de produtividade apresentada por Toyoda e Ohno – criadores do sistemaToyota – se baseou na construção de produtos em pequenas quantidades, mas com alto grau de qualidade, além de distribuir seu sistema em pequenas unidade de produção que, ao invés de construírem...
tracking img