Microeconomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2828 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CONCEITOS
ação ordinária é um tipo de ação que confere ao titular os direitos essenciais do acionista, especialmente participação nos resultados da companhia e direito a voto nas assembléias da empresa. Cada ação ordinária corresponde a um voto na Assembléia Geral. A nova Lei das Sociedades Anônimas dá direito ao acionista minoritário detentor de ações ON receber, no mínimo, 80% do valor pagopelo controlador em caso de venda do controle
ação preferencial é um tipo de parcela representativa do capital social de uma empresa, sem direito a voto, e com prioridade na distribuição de dividendos. Na extinção da empresa os detentores deste tipo de ação tem prioridade na restituição do capital.e também DNS. O estatuto de uma companhia pode excluir, do direito de participar dos aumentos decapital decorrentes da capitalização de reservas ou lucros, as ações preferenciais com dividendo fixo.
Direito de Subscrição é o direito de preferência do acionista para subscrever (adquirir) novas ações ou debêntures de uma companhia, numa dada porcentagem das que possuir, quando do aumento de capital desta.
Este direito pode ser exercido por um preço pré-definido, até a data especificada pelacompanhia ou podem ser negociados no mercado à vista da BOVESPA, o que permite ao acionista transferi-lo a terceiros.
Os bancos comerciais são instituições financeiras privadas ou públicas que têm como objetivo principal proporcionar suprimento de recursos necessários para financiar, a curto e a médio prazos, o comércio, a indústria, as empresas prestadoras de serviços, as pessoas físicas e terceiros emgeral. A captação de depósitos à vista, livremente movimentáveis, é atividade típica do banco comercial, o qual pode também captar depósitos a prazo. Deve ser constituído sob a forma de sociedade anônima e na sua denominação social deve constar a expressão "Banco".
Balança comercial, em seu sentido estrito, é a diferença entre o valor de exportações e importações de um país. A balança comercial nãousa como referência quantidades dos produtos que entram e saem do país, mas sim seus valores, isto é, o valor conseguido com as vendas (exportações) menos o valor gasto nas compras (importações) de um país. A intenção é que sempre haja um lucro, ou seja, que o valor das exportações sejam maiores do que os das importações. Nesse caso, houve um superávit. Caso ocorra o contrário, as importaçõestenham tido valor maior que as exportações, é dito que houve um déficit.
Desemprego cíclico - expressão utilizada para definir o tipo de desemprego que está associado às flutuações macroeconômicas de curto prazo. A realidade do desemprego cíclico é simultaneamente involuntaria, por tanto a sua principal causa é a ineficiência ou lentidão do ajustamento dos salários às variações na oferta e na procurade trabalho. O desemprego cíclico é resultado da retração da procura derivada de fatores. A falta dele representa o pleno desemprego.
Desemprego sazonal: expressão utilizada para definir o tipo de desemprego que está associado a uma retração periódica da procura de trabalho, em virtude do decurso dos vários períodos próprios do ano. ( exemplo: só no verão é que é possivel vender gelados, emsituação nivel de preços compense os custos)
Desemprego estrutural: expressão utilizada para definir o tipo de desemprego que é resultado de uma expansão da procura de fator trabalho. Ex: empresas que têm postos de trabalho a mais e não conseguem preenchê-los por falta de trabalhadores. O desemprego estrutural subsiste na ausência de desemprego cíclico e involuntário, ou seja, no pleno emprego, àsemelhança do desemprego friccional.
Desemprego friccional: expressão utilizada para definir o tipo de desemprego que é resultado de uma expansão da procura de fator trabalho em virtude de um aumento dos custos de busca de emprego. Os custos de busca de emprego serão tanto maiores: a) quanto maior for o tecido produtivo; b) quanto maiores forem as oscilações dos salários reais; c) quanto maiores...
tracking img