Diversos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1091 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
* A prática da Engenharia de Software
* A essência da prática
1. Compreender o problema (comunicação e análise)
-Quais são os interessados na solução do problema?
-Quais são as incógnitas?
-O problema pode ser compartimentalizado?
-O problema pode ser representado graficamente?
2. Planejar uma solução (modelagem e projeto de software)
-Você já viu problemas similares antes?
-Algumproblema similar já foi resolvido antes?
-É possível definir subproblemas?
-É possível representar uma solução de maneira que conduza a uma implementação efetiva?
3. Executar o plano (geração de código)
-A solução se adequa ao plano?
-Cada uma das partes componentes da solução está provavelmente correta?
4. Examinar o resultado para ter precisão (testes e garantia de qualidade)
-É possíveltestar cada parte componentes da solução?
-A solução produz resultados que se adequam aos dados, às funções e características necessárias?
* Princípios gerais
O dicionário define a palavra principio como “uma importante afirmação ou lei subjacente em um sistema de pensamento”.
1° princípio: a razão de existir
Um sistema de software existe por uma única razão: gerar valor a seus usuários.Todas as decisões deveriam ser tomadas tendo esse principio em mente.
2° princípio: KISS (Keep It Simple, Stupid!, ou seja: Faça de forma simples, tapado!)
O projeto de software não é um processo casual; há muitos fatores a ser considerados em qualquer esforço de projeto – todo projeto deve ser o mais simples possível, mas não tão simples assim.
3° princípio: mantenha a visão
Sem a visão umprojeto se torna ambíguo. Sem uma integridade conceitual, corre-se o risco de transformar o projeto numa colcha de retalhos de projetos incompatíveis, unidos por parafusos inadequados.
4° princípio: o que um produz outros consomem
Raramente um sistema de software de força industrial é construído e utilizado de forma isolada. De uma maneira ou de outra, alguém mais irá usar, manter, documentar ou, dealguma forma, dependerá da capacidade de entender seu sistema. O publico para qualquer produto de desenvolvimento de software é potencialmente grande.
5° princípio: esteja aberto para o futuro
Um sistema com tempo de vida mais longo tem mais valor. Nos ambientes computacionais de hoje, em que as especificações mudam de um instante para outro e as plataformas de hardware se tornam rapidamenteobsoletas, a vida de um software, em geral, é medida em meses. Entretanto, verdadeiros sistemas de software com força industrial devem durar um período muito maior – e, para isso, devem estar preparados para se adaptar a mudanças.
6° princípio: paneje com antecedência, visando à reutilização.
A reutilização economiza tempo e esforço; alcançar um alto grau de reuso é indiscutivelmente à meta maisdifícil de ser atingida ao se desenvolver um sistema de software. A reutilização de código e projetos tem sido proclamada como o maior beneficio do uso de tecnologias orientadas a objetos, entretanto, o retorno desse investimento não é automático.
7° princípio: pense!
Pensar bem e de forma clara antes de agir quase sempre produz melhores resultados. Quando se analisa alguma coisa, provavelmenteesta sairá correta. Se ganha também conhecimento de como fazer correto novamente.

* Mitos Relativos ao Software
Os mitos criados em relação ao software remontam aos primórdios da computação. Os mitos possuem uma série de atributos que os tornam insidiosos.
* Mitos de gerenciamento
Gerentes com responsabilidade sobre software, assim como gerentes da maioria das áreas, frequentementeestão sob pressão para manter os orçamentos, evitar deslizes nos cronogramas e elevar a qualidade.
Mitos: Já temos um livro que está cheio de padrões e procedimentos para desenvolver software. Ele não supre meu pessoal com tudo que eles precisam saber?
Realidade: O livro com padrões pode muito bem existir, mas ele é usado? Os praticantes da área estão cientes de que ele existe?
Mitos: Se o...
tracking img