Manual de biosseguranca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6639 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MANUAL DE BIOSSEGURANÇA

VERSÃO PRELIMINAR

FUNDAÇÃO PARA DESENVOLVIMENTO DAS CIÊNCIAS

ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA
1999

INTRODUÇÃO

As atividades a serem desenvolvidas no PROGRAMA DE BIOSSEGURANÇA devem permitir o aprendizado e o crescimento do estudante na sua área profissional.

Os líquidos biológicos e os sólidos os quais manuseamos nos laboratórios, são,quase sempre, fonte de contaminação. Os cuidados que devemos ter para não haver contaminação cruzada dos materiais, não contaminar o pessoal do laboratório, da limpeza, os equipamentos, o meio ambiente através de aerossóis e os cuidados com o descarte destes materiais fazem parte das Boas Práticas em Laboratório Clínico (BPLC), seguindo as regras da Biossegurança. Para cada procedimento háuma regra já definida em Manuais, Resoluções, Normas ou Instruções Normativas.

1. O local de trabalho deve ser mantido sempre em ordem.

2. Aos chefes de grupo cabe a responsabilidade de orientar seu pessoal e exigir o cumprimento das regras, sendo os mesmos responsáveis direto por abusos e falta de capacitação profissional para utilizar os equipamentos, reagentes einfra-estrutura.

3. Antes de utilizar qualquer dependência que não seja a do laboratório em que se encontra trabalhando, o estagiário deverá pedir permissão ao responsável direto pelo mesmo.

4. Para sua segurança, procure conhecer os perigos oferecidos pelos produtos químicos utilizados no seu trabalho.

5. Procure inteirar-se das técnicas que você utiliza. Ciência não émágica. O conhecimento dos porquês pode ser muito útil na solução de problemas técnicos.

6. Na dúvida, pergunte.

7. Ao perceber que um aparelho está quebrado, comunique imediatamente ao chefe do setor para que o reparo possa ser providenciado.

8. Ao perceber algo fora do lugar, coloque-o no devido lugar. A inicitaiva própria para manter a ordem é muito bem-vinda eantecipadamente agradecida.

9. Planeje bem os seus protocolos e realize os procedimentos operacionais dos mesmos. Idealmente, antes de começar um experimento, você deve saber exatamente o que será consumido, sobretudo no tocante ao uso de material importado.

10. Trabalho com patógenos não deve ser realizado em local movimentado. O acesso ao laboratório, biotério e insetário deve serrestrito a pessoas que, realmente, manuseiem o microorganismo.

11. O trânsito pelos corredores com material patogênico deve ser evitado ao máximo. Quando necessário, utilize bandejas.


12. Aquele que nunca trabalhou com patógenos, antes de começar a manuseá-los, deve:

q Estar familiarizado com estas normas;

q Ter recebido informações e um treinamento adequado emtécnicas e conduta geral de trabalho em laboratório (pipetagem, necessidade de manter-se a área de trabalho sempre limpa, etc.)

13. Ao iniciar o trabalho com patógenos, o estagiário deverá ficar sob a supervisão de um pesquisador experimentado, antes de estar completamente capacitado para o trabalho em questão.

14. Saída da área de trabalho, mesmo que temporariamente, usando luvas (mesmo queo pesquisador tenha certeza de que não estão contaminadas), máscara ou avental, é estritamente proibida. Não se deve tocar as luvas em maçanetas, interruptores, telefone, etc. (Só se deve tocar com as luvas o material estritamente necessário ao trabalho).

15. Seja particularmente cuidadoso para não contaminar aparelhos dentro ou fora da sala (use aparelhos extras, apenas em caso deextrema necessidade).

16. Em caso de acidente:

q A área afetada deve ser lavada com água corrente em abundância;

q Álcool iodado deve ser passado na área afetada (com exceção dos olhos, que devem ser lavados exaustivamente com água destilada);

q Em caso de ferida, deve ser lavada com água corrente e comprimida de forma a sair sangue (cuidado para não aumentar as...
tracking img