Diversos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3456 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
COLÉGIO MARISTA - PATOS DE MINAS
2º ANO DO ENSINO MÉDIO - 2012
Professor (a): Flávio Matias de Araujo

2ª Recuperação Autônoma


GABARITO (1 a 25)

Questão 01
Sobre a doutrina da iluminação em Santo Agostinho, leia o texto a seguir.
“Tal é a doutrina da iluminação que Agostinho legou à filosofia cristã, de cuja tradição ela entrou a fazer parte inseparável. Agostinho elaborou-a sob oinfluxo de Platão, de Plotino e Porfírio, não porém sem imprimir-lhe um cunho cristão.” BOEHENER, P. ; GILSON, E. História da filosofia cristã. Petrópolis, RJ: Vozes, 1970. p. 164.

Marque a alternativa correta.
A) Para Agostinho, a mente humana pode conhecer as verdades eternas pela Iluminação, porque o homem possui uma centelha do intelecto divino.
B) O cunho cristão que Agostinho imprime àreminiscência platônica é a preexistência da alma no Mundo das Ideias e a ação do Demiurgo.
C) Agostinho modifica a tese da reminiscência platônica, afirmando que as verdades eternas se originam da experiência, mas podemos conhecê-las somente mediante a iluminação divina.
D) Para Agostinho, é possível conhecer as verdades eternas mediante a reminiscência platônica e o conceito cristão dareencarnação.

Questão 02
Por que não se pode dizer que a dúvida de Descartes o transforma em um filosofo cético?
A dúvida metódica de Descartes, é o caminho para se chegar à verdade indubitável, diferentemente da dúvida cética que não leva á verdade, pois, o cético não acredita na possibilidade de conhecermos a verdade.

Questão 03
Sobre o problema dos universais, leia o texto a seguir.
“Paraalguns, por exemplo, os chamados universais (idéias, emanações, gêneros, espécies eram nomes gerais criados por nossa razão e não seres, substâncias ou essências reais. Para outros, o ser deveria ser afirmado com o mesmo sentido para Deus e para as criaturas.” CHAUÍ, M. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 2002. p. 227.

Sabendo-se que Ockham é um nominalista, marque a alternativacorreta.
A) Para Ockham, os universais são termos e entidades dotados de uma existência autônoma, independentes tanto das coisas concretas individuais quanto dos nossos pensamentos.
B) Ockham entende os universais como termos que correspondem a conceitos, por meio dos quais nos referimos a qualidades de objetos particulares dotados das mesmas características.
C) Ockham entende que os universais sãosubstâncias incorporais existentes no intelecto divino como ideias.
D) Para Ockham, os universais existem nas coisas (res) como formas das substâncias individuais e podem ser conhecidos por nós por meio da abstração.

Questão 04
Qual a principal diferença entre o racionalismo e o empirismo?
o racionalismo é a crença de que o conhecimento tem uma fundamentação racional e o empirismo é a crençade que o conhecimento tem uma fundamentação na experiência sensível.

Questão 05
Leia atentamente o texto abaixo.
A partir dessa intuição primeira (a existência do ser que pensa), que é indubitável, Descartes distingue os diversos tipos de ideias, percebendo que algumas são duvidosas e confusas e outras são claras e distintas. ARANHA, M. L. de A.; MARTINS, M. H. P. Filosofando. Introdução àFilosofia. São Paulo: Moderna, 1993. p. 104.

A primeira ideia clara e distinta encontrada por Descartes no trajeto das meditações é
A) a ideia do cogito (coisa pensante), pois na medida em que duvida, aquele que medita percebe que existe.
B) a ideia de coisa extensa, porque tudo aquilo que possui extensão é imediatamente claro e distinto.
C) a ideia de Deus, porque Deus é a primeirarealidade a interromper o procedimento da dúvida, no qual se lança aquele que se propõe meditar.
D) a ideia do gênio maligno, porque somente através dele Descartes consegue suprimir o processo da dúvida radical.




Questão 06
Para Hume, qual é o papel do habito no conhecimento?
É o habito criado pela observação de casos semelhantes que nos faz ultrapassar o dado e afirmar mais do que a...
tracking img