Diversos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3842 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ASPECTOS INTRODUTORIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ANTONIO LUCIO DE BRITO GONCALVES

CAMPINA GRANDE 05-05-2012

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO
CONCEITO DA CONTABILIDADE
OBJETO E OBJETIVO DA CONTABILIDADE
ESCRITURAÇÃO DA CONTABILIDADE
CONTABILIDADE NA GESTÃO EMPRESARIAL
DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS , BALANÇO PATRIMONIAL E DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO
A MISSÃO DA EMPRESA
A VISÃOEMPRESARIAL
PROCESSO ADMINISTRATIVO – PLANEJAR , ORGANIZAR, DIRIGIR E CONTROLAR
AMBIENTE DAS ORGANIZAÇÕES- AMBIENTE-TAREFA E MACRO-AMBIENTE
ASPECTOS JURÍDICOS REVELANTES PARA O PROFISSIONAL DA CONTABILIDADE
PRINCIPAIS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS PRESENTES NOS CÁLCULOS CONTÁBEIS
CONCLUSÃO
BIOGRÁFIA

LLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLPPPPPPPINTRODUÇÃO


CONCEITO DA CONTABILIDADE
A contabilidade desde quando surgiu com uma função de conhecimentos, com objetivos e finalidades defenidas , tem sido considerada como ciências , sendo na acepção ampla do conceito uma das ciências econômicas e administrativas.Tem como função registrar , demosntrar , classificar , analizar e auditartodos os acontecimentos que ocorrem no patrimônio das entidades , com o objetivo de fornecer informações , interpretações e orientação sobre a composição do mesmo , para a tomada de decisões de seus administradores.
Possui como objeto de estudo o patrimônio e o seu campo de aplicação o das entidades econômico administrativas , que para atingirem sua meta , utilizam bens patrimoniais enecessitam de um órgão administrativo .Consideravelmente na proporção em que pode facultar a qualquer instante a noção da condição da empresa e o fluxo dos seus negócios .
Em tempos atuais , com a formação de grandes organizações , a informação contábil e a formação gerencial se tornarem de interesse para grupos mais amplos como os fornecedores ,financiadores , banqueiros , poderes públicos eaté empregados que participam do lucro ou dos resultados das empresas . Marion (2008,p.23).

ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL
A escrituração contábil registra os fatos contábeis de acordo com o método das partidas dobradas considerando o plano de contas e observando os princípios e normas contábeis.
O livro diário é obrigatório ,todas as empresas devem fazer os lançamentos , encadernar e registrar emórgãos competentes , como juntas comerciais e cartórios .
Os registros no livro diário são feitos em ordem cronológica observando dia,mês e ano e os registros devem ser numerados.
Já o livro razão atualmente é obrigatório e indispensável em qualquer tipo de empresa. O registro no razão é realizado em contas individualizadas, tem-se assim um controle por conta.
o razonete é uma representaçãográfica em forma de T bastante utilizada pelos contadores .É um instrumento didático, para desenvolver o raciocínio contábil , empresas não usam razonetes, o registros é feito no razão analítico.
A CONTABILIDADE NA GESTÃO EMPRESARIAL
A contabilidade é uma ferramenta indispensável para a gestão de negócios .De longa data , contadores , administradores e responsáveis pela gestão de empresas seconvencerem que amplitude das informações contábeis vai além do simples cálculo de impostos e atendimento de legislações comerciais , previdenciárias e legais .
A contabilidade gerencial não inventa dados ,mas lastreiam-se na escrituração regular dos documentos , contas e outros fatos que influenciam o patrimônio empresarial .
Dentre as utilizações da contabilidade ,para fins gerencias ,destacam-se , entre outros: projeção do fluxo de caixa , análise de indicadores , cálculo do ponto de equilíbrio, determinação de custos padrões ,planejamento tributário, elaboração de orçamento e controle orçamentário.
DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS – BALANÇO PATRIMONIAL E DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO
As demonstrações contábeis são uma representação monentária estruturada da posição...
tracking img