Diversos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2099 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]







































































2011










SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 9

3 CONCLUSÃO.........................................................................................................10REFERÊNCIAS..........................................................................................................11

APÊNDICES .............................................................................................................12

APÊNDICE –Organograma.......................................................................................13
INTRODUÇÃO

Escolhemos a centenária Alpargatas, as pesquisas e estudos teóricos e atividades práticas e na área de gestão empresarial foirealizada com base na unidade de artigos esportivos da Alpargatas na cidade paraibana de Santa Rita, trabalha para o desenvolvimento econômico e social, fundada em 1987.
Para descrever os principais aspectos organizacionais da Alpargatas, realizamos algumas visitas na Fabrica Satélite de Araruna onde conhecemos o processo de fabricação de bolas e fomos recebidos pelaSupervisora de Produção Geruza de Oliveira Sousa, funcionária da empresa há quase 18 anos, a partir dela entramos em contato via e-mail com o Gerente de RH Florivaldo que nos forneceu o organograma Fábricas de Artigos Esportivos e a liberação para realizamos a pesquisa, em seguida contato com a Administração, PCP, Almoxarifado, RH e CD através de e-mails e telefonemas.




DESENVOLVIMENTOO administrador é fundamental para uma organização qualquer que seja o seu tamanho ou tipo. OS administradores podem ser classificados pelo nível que ocupam na organização e pelo âmbito das atividades pelas quais são responsáveis – administradores gerais ou funcionais (JÚNIOR, 2010).

Na estrutura organizacional, o administrador pode ocupar três níveis hierárquicos: estratégico,tático e operacional.
O nível institucional é o mais alto da organização, constituído pelo Presidente e Diretores e onde são tomadas as principais decisões. Estão em contato direto com o ambiente externo, e sofre as pressões e os impactos ambientais. Recebe, também, o nome de nível estratégico, pois é o responsável pela definição do futuro do negócio como um todo. Comodestaca Júnior, 2010:

O nível estratégico é o mais elevado da hierarquia organizacional e é composto pelos administradores de topo – um grupo relativamente pequeno de executivos que é responsável pelas principais decisões da organização. Sua atuação é estratégica e abrange a organização como um todo.(Junior,2010).


Mas, o nível Intermediário é aquele quearticula internamente o nível estratégico e o nível operacional, constituído pelos Gerentes, recebendo as decisões globais e as transforma em programas de ação para o nível operacional.Ainda tem a função de interpretar a missão e os objetivos fundamentais do negócio, traduzindo-os em meios de ação para que o nível operacional possa transformá-lo em execução. Conforme Júnior, 2010:O nível tático representa o intermediário da estrutura organizacional. É constituído por um conjunto de executivos que é responsável pela articulação interna entre o nível estratégico e o operacional.Esses administradores coordenam a atividade de outros de níveis mais baixos e são responsáveis pela tradução das políticas e estratégias definidas pelos administradores de topo em ações concretasque os de nível operacional possam implementar.(JÚNIOR,2010)








O mais baixo de todos é o chamado nível operacional, que administra a desempenho e prática das tarefas e atividades do dia-a-dia, com visão operacional, isto é, conhecimento técnico para orientar e dirigir os funcionários que realizam as tarefas. Como destaca Júnior, 2010:


O nível operacional é...
tracking img