Diversos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (298 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
* -------------------------------------------------
A destilação é o modo de separação baseado no fenômeno de equilíbrio líquido-vapor demisturas. Em termos práticos, quando temos duas ou maissubstâncias formando uma mistura líquida, a destilação pode ser um método para separá-las. Basta apenas que tenham volatilidades razoavelmente diferentes entre si.
*-------------------------------------------------
Um exemplo de destilação que remonta à antiguidade é a destilação de bebidas alcoólicas. A bebida é feita pela condensação dos vapores de álcool que escapam mediante o aquecimento de ummosto fermentado. Como o ponto de ebulição do álcool é menor que o da água presente no mosto, o álcool evapora, dando-se assim a separação da água e o álcool. Um exemplo disto também é a aguardente,com compostos de cana de açúcar, possibilitando a separação devido aos diferentes pontos de ebulição. Outros exemplos são o vinho, whisky, conhaque e etc... O vapor que escapa da mistura aquecida écapturado por uma serpentina refrigerada que o devolve ao estado líquido.
* -------------------------------------------------
O petróleo é um exemplo moderno de mistura que deve passar por váriasetapas de destilação antes de resultar em produtos realmente úteis ao homem: gases (um exemplo é o gás liquefeito de petróleo ou GLP), gasolina, óleo diesel, querosene, asfalto e outros.
*-------------------------------------------------
O uso da destilação como método de separação disseminou-se pela indústria química moderna. Pode-se encontrá-la em quase todos os processos químicosindustriais em fase líquida onde for necessária uma purificação.
* -------------------------------------------------
Em teoria, não se pode purificar substâncias até 100% de pureza através da destilação.Para conseguir uma pureza bastante alta, é necessário fazer uma separação química do destilado posteriormente.
* -------------------------------------------------
A destilação tem suas...
tracking img