Diversos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1817 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Nos dias atuais presenciamos um distanciamento cada vez maior entre o ser humano e a natureza que, na seqüência, se materializa nas diferentes práticas de degradação do planeta. No entanto, em seu cotidiano as pessoas convivem com inúmeras sensações e estímulos provocados por suas relações com o ambiente. A experiência é, nesse sentido, vital para que as pessoas possam estabelecer qualquer formade relacionamento ou de interpretação do meio em que vivem. Dessa forma, a percepção ambiental acaba por estabelecer os vínculos afetivos do indivíduo com o ambiente vivido através das imagens percebidas e seus significados, as sensações, as impressões e os laços afetivos aí construídos. Neste artigo, a partir de uma abordagem da educação ambiental sob a perspectiva crítica, emancipatória,libertadora, é discutida uma pedagogia centrada no resgate das relações entre o ser humano e a natureza, através de práticas e vivências que estimulam os sentidos, buscando novas formas de convívio com o ambiente e reelaborando o pensar e o agir humanos. Acredita-se que o ambiente escolar, como um dos espaços de formação do indivíduo, deve estreitar as relações ser humano-natureza, promovendo amaterialização dessas práticas no cotidiano.
Eu aprendo, tu aprendes, nós aprendemos e mudamos o mundo. É assim, aprendendo cada vez mais, que nós, humanos, mudamos o ambiente em que vivemos. Transformamos pedra, madeira, areia, em objetos; plantas e animais em alimentos, graças ao fogo e aos processos tecnológicos; e é assim que transformamos o mato em terra árida, os rios em esgotos, o céu azul emcinza, e seguimos modificando o mundo.
Vivemos, pois, diante do contraditório, onde o que parecia certo está errado; o que parecia bom faz mal à saúde do Planeta, e temos que ter um enorme jogo de cintura para conseguirmos equilibrar tanta contradição dentro das nossas cabeças. Hoje não é mais possível uma pessoa saber de tudo um pouco. É neste espaço de contradições que precisamos abrir ajanela e avistar o horizonte que a utopia de um mundo melhor nos apresenta.
Diante destas questões, destaco a importância da Educação Ambiental para todos: em casa, no trabalho, na escola, na faculdade, nas associações, pois ela abre novos horizontes, objetivando e oportunizando mudanças de atitudes nas pessoas, nos tornando mais fraternos.
A Educação Ambiental deu seus primeiros passos,aqui no Brasil, principalmente a partir da realização Eco 92, com a elaboração da Agenda 21, da Carta da Terra, e do Tratado de Educação Ambiental para Sociedade Sustentável e Responsabilidade Global. Estes documentos são marcos para a Educação Ambiental. Em 1999 nasce o Programa Nacional de Educação Ambiental (PNEA) no Ministério do Meio Ambiente, ao mesmo tempo em que é votada a Lei Nº. 9795/99,que legitima a Educação Ambiental no País.
A Educação Ambiental, portanto, configura-se como uma dimensão nova do ensino, que está em permanente construção, porém, a sociedade, como um todo, ainda não conseguiu assimilar essa real dimensão. O professor Genebaldo Freire Dias indica que a Educação Ambiental formal (em escolas, tanto públicas quanto privadas) pouco avançou, ao longodos últimos 15 anos. Ele percebe que muitos professores ainda enfrentam dificuldades para ter acesso à formação ambiental e aos recursos instrucionais especializados. É preciso assumir e assimilar essa dimensão maior da Educação Ambiental, inserindo-a no planejamento dos gestores. Para que ela possa ser uma prática de ensino plena é preciso mais união, mais ação e maior comprometimento com asquestões ambientais.
Há, portanto, algo imprescindível a ser feito por cada cidadão: assumir o compromisso de cuidar do planeta. Somente este comprometimento poderá promover a mudança que queremos e que precisamos. O que quer que afete a um diretamente, afeta a todos indiretamente.
A Educação Ambiental deve buscar valores que conduzam a uma convivência harmoniosa com o ambiente e as demais...
tracking img