Diversos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (662 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- INTRODUÇAO



Os fluidos contidos em uma rocha reservatório devem dispor de certa quantidade de energia para que possam ser produzidos. Essa energia, que recebe o nome de energia natural ouprimária, é o resultado de todas as situações e circunstâncias geológicas pelos quais a jazida passou ate se formar completamente.

Para conseguir vencer toda a resistência pelos canais porosos, comsuas tortuosidades e estrangulamentos, e se deslocar para os poços de produção, é necessário que os fluidos estejam submetidos a certa pressão, que é a manifestação mais sensível da energia doreservatório.

São 3 os principais mecanismos de produção de reservatório: mecanismos de gás em solução, mecanismos de capa de gás e mecanismo de influxo de água. Os dois primeiros são mecanismosexclusivamente de reservatório de óleo, enquanto que o último pode ocorrer também em um reservatório de gás. Existe ainda o que se chama de mecanismo de segregação gravitacional que corresponde à manifestação doefeito da gravidade, que ajuda no desempenho dos outros mecanismos.



2 - MECANISMOS DE PRODUÇAO DE RESERVATORIO

2.1- Mecanismos de gás em solução

Considere uma acumulação dehidrocarbonetos líquido em uma estrutura isolaram semelhante à mostrada na figura 1. O reservatório não esta associado a grandes massas de água ou de gás natural. Suas fronteiras não permitem fluxos em qualquersentido, impedindo a penetração de fluidos que possam expulsar a mistura de hidrocarbonetos para fora da estrutura.



Figura 1





Em um reservatório com essas características, como nãoexiste a possibilidade de interferência do ambiente externo, toda a energia disponível para a produção se encontra armazenada da própria zona do óleo.

A medida que o óleo vai sendo produzido, a pressãointerna do reservatório vai se reduzindo e, como conseqüência, os fluidos la contidos (óleo e água) se expandem. Ainda devido à redução de pressão, o volume dos poros diminui em função da...
tracking img