Diversividade e Multiculturalismo

822 palavras 4 páginas
O Objetivo desse trabalho é entender como o multiculturalismo já existia na época de 1.601 a 1.700, e incentivar e conscientizar as pessoas da riquezas que cada um de nós tem, seja ela cultural, religiosa entre outras, através de pesquisas feitas para a apresentação. Nós vivemos em um país de pura miscigenação; mulato (branco com negra, ou vice-versa), caboclo ou mameluco (branco com índia, ou vice-versa), o cafuzo (negro com índia, ou vice-versa). Que faz parte da nossa história. Temos que nos conscientizar sobre esse assunto que tanto nos deixa intrigados pelo fato do multiculturalismo não ser respeitado. No século XVI ao XVII vamos ver que havia muita discriminação com os escravos índios e africanos, que o multiculturalismo naquela época era gritante, porém não respeitado, ao longo do trabalho entenderá como esse desrespeito com os escravos era vivo.
O multiculturalismo é fundamental para História da educação e da Pedagogia, é através dele que aprendemos a deixar os preconceitos de lado e respeitar e valorizar as culturas, valores e crenças de cada um. No século XVI devido à colonização a mão-de-obra escrava é a pecuária, a cana-de-açúcar, a madeira, o algodão, a soja, o carvão vegetal para aço.

Os índios não tinham o direito de cultivar suas crenças ou proteger sua tribo, os homens derrubavam a mata (com machados de pedra), e faziam as queimadas, e as mulheres faziam o plantio, também a cestaria, a cerâmica, o comer; e os cuidados com as crianças eram partilhada entre toda a tribo. A escravidão indígena foi abolida oficialmente pelo Marquês do Pombal, no final do século XVIII. A escravidão indígena foi abolida oficialmente pelo Marquês do Pombal, no final do século XVIII. Segundo o Wikpédia: 31 de dezembro de 1601: Lei abole a escravidão indígena do Brasil. 5 de junho de 1605: Provisão real concede ampla liberdade aos índios. 30 de julho de 1609: D. Filipe II expede alvará que liberte os nativos brasileiros,

Relacionados