Diversidade e desenvolvimeno das plantas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6276 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
* Diversidade e desenvolvimento das plantas

Existe uma grande diversidade de plantas, cerca de 35.000 espécies. Se desenvolvem através de um processo chamado fotossíntese onde transformam energia luminosa em energia química processando o dióxido de carbono, água e minerais em compostos orgânicos e oxigênio gasoso.

* Algas Verdes

Divisão Chlorophyta
Também conhecidas como algasverdes.
- Com pelo menos 7000 espécies, é o grupo mais diversificado de algas. Podem ou não ter tido um ancestral comum.

Alga verde da espécie Entheromorpha intestinalis.

- Encontradas em uma ampla variedade de habitats, como superfície da neve, troncos de árvores, solo e associação simbiôntica com fungos (alguns liquens), protozoários e hidras.
- A maioria das algas verdes aquáticas é de águadoce. Algumas espécies marinhas podem atingir tamanhos grandes, como Codium magnum, com largura de 25 cm e 8 m de comprimento.
- Este grupo provavelmente deu origem às plantas terrestres.
- Assemelham-se a elas em várias características:
- Apresentam clorofila “a” e “b”.
- Armazenam amido nos plastídeos (únicos dois grupos que o fazem).
- Estrutura microscópica das células reprodutivassemelhantes aos anterozóides das plantas. Células unicelulares flageladas.

Divisão celular em algas verdes

Pode ser de dois tipos: envolvendo um ficoplasto ou um fragmoplasto, dependendo da classe de algas.
- Ficoplasto:
O fuso mitótico (que empurra os cromossomos recém divididos para os pólos opostos da célula) desaparece precocemente neste tipo de divisão. Com isso, um novo sistema demicrotúbulos, o ficoplasto, desenvolve-se entre os dois núcleos filhos, paralelamente ao plano de divisão. O ficoplasto assegura que o sulco de clivagem passe entre os dois núcleos filhos. (veja imagem abaixo)
- Fragmoplasto:
O fuso mitótico persiste neste tipo de divisão. Assim, forma-se um fragmoplasto, com microtúbulos orientados perpendicularmente ao plano de divisão. O fuso permanece até serquebrado pela placa celular em crescimento ou pelo sulco de clivagem. Este tipo de divisão é ancestral ao ficoplasto.

* Briofitas
Briófitas (do gergo bryon: 'musgo'; e phyton: 'planta') são plantas pequenas, geralmente com alguns poucos centímetros de altura, que vivem preferencialmente em locais úmidos e sombreados.
O corpo do musgo é formado basicamente de três partes ou estruturas:
*rizoides - filamentos que fixam a planta no ambiente em que ela vive e absorvem a água e os sais minerais disponíveis nesse ambiente;
* cauloide - pequena haste de onde partem os filoides;
* filoides -estruturas clorofiladas e capazes de fazer fotossíntese.
 

Estrutura das briófitas
Essas estruturas são chamadas de rizoides, cauloides e filoides porque não têm a mesma organização deraízes, caules e folhas dos demais grupos de plantas (a partir das pteridófitas). Faltam-lhes, por exemplo, vasos condutores especializados no transporte de nutrientes, como a água. Na organização das raízes, caules e folhas verdadeiras verifica-se a presença de vasos condutores de nutrientes.
Devido a ausência de vasos condutores de nutrientes, a água absorvida do ambiente e é transportada nessasplantas de célula para célula, ao longo do corpo do vegetal. Esse tipo de transporte é relativamente lento e limita o desenvolvimento de plantas de grande porte. Assim, as briófitas são sempre pequenas, baixas.
Acompanhe o raciocínio: se uma planta terrestre de grande porte não possuísse vasos condutores, a água demoraria muito para chegar até as folhas. Nesse caso, especialmente nos dias quentes -quando as folhas geralmente transpiram muito e perdem grande quantidade de água para o meio ambiente -, elas ficariam desidratadas (secariam) e a planta morreria. Assim, toda a planta alta possui vasos condutores.
 Mas nem todas as plantas que possuem vasos condutores são altas; o capim, por exemplo, possui vasos condutores e possui pequeno porte. Entretanto, uma coisa é certa: se a planta...
tracking img