Diversidade na escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2654 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MÓDULO 1 – TRABALHO FINAL

DIVERSIDADE  NA  ESCOLA
Escolas do Campo, Escolas Indígenas e Escolas Quilombolas


INTRODUÇÃO


Nosso trabalho nos remete às mais diversas situações vivenciadas no contexto escolar, onde na maioria das vezes nos coloca frente a discriminações e preconceitos com os quais não sabemos como direcionar.
              Tendo o estudante como focoprincipal de nosso trabalho e permitindo que o mesmo saiba como atuar diante da diversidade vivida dentro e fora da escola. Cabe também lembrar que neste contexto escolar recebemos alunos oriundos do campo, indígenas, quilombolas e todos com as mais diversas crenças, as quais devem ser valorizadas e divulgadas aos demais, para que entendam e respeitem, sabendo que todos tem direito à educação e aorespeito.
             
 
ANÁLISE DA REALIDADE ESCOLAR



As sociedades contemporâneas são heterogêneas, compostas por diferentes grupos humanos, interesses contrapostos, classes e identidades culturais em conflito. Vivemos em sociedades nas quais os diferentes estão quase que permanentemente em contato. Os diferentes são obrigados ao encontro e à convivência. E é assim também a nossaescola.

As mudanças sociais, culturais, econômicas e políticas que marcam o contexto contemporâneo colocam à escola a necessidade de estar constantemente repensando sobre seu trabalho, suas finalidades, sua função social, seu compromisso junto à comunidade e às famílias.

As políticas da SEED têm como alvo todos os grupos que sofreram exclusão física ou simbólica ao longo da história,reconhecendo seus direitos sociais, como é o caso dos moradores de campo, das populações indígenas, dos jovens e adultos que não tiveram acesso à escolarização em idade própria, dos grupos afrodescendentes, às crianças e jovens que, por inúmeros motivos, se evadem da escola, das pessoas que apresentam necessidades especiais, oriundas ou não de deficiências.



“É a preocupação da escola, com oatendimento à diversidade social, econômica e cultural existente, que lhe garante, ser reconhecida como instituição voltada indistintamente, para a inclusão de todos os indivíduos (...) o grande desafio dos educadores, é estabelecer uma proposta de ensino que reconheça e valorize práticas culturais de tais sujeitos, sem perder de vista o conhecimento historicamente produzido, que constituipatrimônio de todos.” (PARANÁ, 2005).



Nossa escola vê o respeito à diversidade como o direito de todos os alunos realizarem as atividades fundamentais para o seu desenvolvimento e socialização. Sua concretização em sala de aula procura levar em conta fatores sociais, culturais e a história educativa de cada aluno e suas características pessoais.




“A escola como uma instituiçãosocial, veicula e reproduz, como não poderia deixar de ser, os valores culturais e os ideais da sociedade na qual se insere. No entanto, é preciso destacar o papel fundamental da escola na produção de conhecimentos, na transformação da realidade na qual se encontra e na elaboração de mecanismos eficazes no combate as distintas formas de expressões do racismo, da discriminação, da intolerância e dopreconceito.” (PARANÁ, 2010).




Procuramos realizar o trabalho diversificado no uso de diferentes exercícios, atividades, tarefas por grupos de alunos ou pequenos projetos, que vão permitindo a inserção de todos no trabalho escolar, independentemente dos diferentes níveis de conhecimento e experiência presentes entre os alunos de uma mesma classe. O princípio que orienta essa nossaopção é o de que todos os alunos são capazes de aprender, cada um no seu ritmo próprio e a partir de pontos diferentes, desde que lhe sejam dadas às condições para que isso ocorra.

O nosso grande desafio ainda é que a pluralidade cultural de grupos étnicos, sociais ou culturais seja pensada como matéria-prima da aprendizagem, e não como conteúdo de dias especiais, datas comemorativas...
tracking img