Diversidade humana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4199 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A riqueza da diversidade humana
Anteriormente procurou-se compreender o ser humano a partir da sua constituição biológica. Investigou-se a sua origem remetendo-a para o encontro do espermatozóide com o óvulo. Tentámos desvendar o mistério de quem somos a partir desse encontro inicial, procurando compreender o modo como as características da espécie são transmitidas e o que nos distingue detodos os outros. O processo de desenvolvimento aprofunda essas diferenças no jogo das interacções com o meio ambiente. Privilegiámos a influência da participação num meio social e cultural nesse processo de diferenciação. Compreendeu-se que a história pessoal de cada um se constrói dia a dia num complexo jogo de fatores.
Chegados ao fim deste tema que se intitula A entrada na vida, cabe-nosrefletir sobre a riqueza da diversidade humana.
As fotografias que se seguem envolvem um conjunto de seres humanos que, como nós, apresentam características comuns que nos distinguem dos outros animais: a locomoção bípede, mão dotadas de um polegar oponível capazes de manipularem objetos com destreza e precisão, um cérebro altamente desenvolvido que possibilita, por exemplo, o raciocínio abstrato,alinguagem, as emoções complexas, a consciência de si próprio. Todos têm necessidades regulares de comer, beber e dormir. Todos nascem, crescem, envelhecem e morrem. Choram, riem, ficam doentes. Todos necessitaram de se desenvolver em contextos socioculturais específicos para se poderem tornar no que hoje são.

Camarões Finlândia Vietname
Provêm de lugares distintos do planeta e sabeminterpretar os sorrisos e as expressões uns dos outros. Todos cantam, dançam, vivem integrados em grupos sociais, participam em jogos.
Se estas são algumas das características comuns que podemos esperar encontrar neste grupo, é também fácil registarmos algumas das suas prováveis diferenças: não só terão diferentes alturas, pesos e cor dos olhos, como também uns serão tímidos, outros extrovertidos,possuíram diferentes capacidades mentais, alguns sentir-se-ão melhor em grupo, enquanto outros apreciarão mais estar sozinhos, variarão os seus modos de ver o mundo, e distinguir-se-ão ainda, por certo, pelos desejos que têm, pelos sentimentos, pelo modo de sentir e de expressar as emoções.
Nesta breve apreciação sobre a diversidade, confirmamos que todos partilhamos das características comunsque nos tornam distintos de qualquer outra espécie. Mas, ao mesmo tempo, todos somos diferentes.
Em jeito de balanço, abordamos brevemente alguns elementos da diversidade física, da diversidade cultural e da diversidade psicológica dos seres humanos.


“Aspectos culturais e físicos imediatamente perceptíveis da singularidade dos ''outros'', como vestimentas; ornamentos corporais estatura;corda pele, cabelo e olhos e língua, ressaltavam a singularidade mais aparente.”
Fonte: http://progetovivalaraza.blogspot.com

Texto - Diversidade Humana
“A humanidade sempre teve reações variadas pelas diferenças que percebiam entre si e os vários povos com os quais tinham contato. Guerreiros, viajantes, comerciantes e lendas relatavam a seus pares, desde a mais remota antiguidade, asexoticidades dos demais. As reações eram e são variadas: desde o medo e a repulsa, até a curiosidade e o apreço (Mair, 1965; Laraia, 1986; Maggie, 1996).
Fig.1
Aspectos culturais e físicos imediatamente perceptíveis da singularidade dos “outros”, como vestimentas; ornamentos corporais; estatura; cor da pele, cabelos e olhos; e língua, ressaltavam a singularidade mais aparente. Os “costumes” maisestranhos, porém, sobressaiam aos que tinham a oportunidade de passar um certo tempo maior entre os “estrangeiros” e outras diferenças mais profundas entre os povos só poderiam ser apreendidas por um olhar mais detalhado: historiadores como Heródoto (Fig.1) são tidos, por alguns, como os primeiros “antropólogos”, por se preocuparem com a organização das sociedades que descrevia, e não somente com os...
tracking img