Ditaduras na america latina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (997 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ditaduras militares na América Latina - ascensão e queda
Introdução
Quando observamos a História política na América Latina, é praticamente inevitável, detectamos a influência exercida pelosEstados Unidos da América na conformação das políticas governamentais que foi manipulada pelos jogos de interesses, sejam eles interesses burgueses ou dos operários.
Cuba
com destaque para que a década de1950 que e um importante marco para o início desta crise - A revolução cubana em 1959 teve, para o nosso continente, o impacto metafórico de um "sopro de ar fresco". Foi a primeira revolução naAmérica Latina a ter ido até o final e triunfado, promovendo uma grande revolução camponesa e a uma greve geral.

Até que Cuba conseguisse estabelecer a solidez de sua revolução, a URSS mantinha-se comoespectadora distante. Obviamente, após todos os sinais de que a Revolução enfim triunfaria, o próprio governo revolucionário cubano almejou uma aliança com a URSS.
Com a vitoria de cuba o governonorte-americano visavam assegurar A instalação de governos contra-revolucionários para evitar o que tinha corrido com cuba em outros países.

Brasil
A Ditadura militar no Brasil teve seu início com ogolpe militar de 31 de março de 1964, resultando no afastamento do Presidente da República, João Goulart, e tomando o poder o Marechal Castelo Branco. Este golpe de estado, caracterizado porpersonagens afinados como uma revolução instituiu no país uma ditadura militar, que durou até a eleição de Tancredo Neves em 1985. Os militares na época justificaram o golpe, sob a alegação de que havia umaameaça comunista no país.
O Golpe Militar de 1964 marca uma série de eventos ocorridos em 31 de março de 1964 no Brasil, e que culminaram em um golpe de estado no dia 1 de abril de 1964. Esse golpepôs fim ao governo do presidente João Goulart, também conhecido como Jango, que havia sido de forma democrática, eleito vice-presidente pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).
Imediatamente após...
tracking img